9 de Janeiro de 2022 às 15:13

VÍDEOS: Barranco em Cânion na região de Capitólio desmorona sobre barcos

Várias equipes dos bombeiros de regiões próximas se deslocaram para o local.

 

Foto da entrevista Instagram tenente Pedro Aihara

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou que um cânion desabou em Capitólio, neste sábado 8/01/22. Pelo menos 23 vítimas foram atendidas e liberadas, duas pessoas estão sendo atendidas na Santa Casa de Piumhi e elas estão com fraturas abertas e expostas, três vitima estão na Santa Casa de Passos, quatro vítimas estão na Santa Casa de São João da Barra e dois homens morreram. O resgate ainda está em andamento.

Segundo o tenente Pedro Aihara que é o porta voz do Corpo de Bombeiros, os militares do Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 12h00min, por funcionários que trabalharam próximo a ponte do Ponte do Thur em Capitólio e esses trabalhadores relataram que havia acontecido uma tromba d’água na região dos Cânions.

Segundo informações preliminares, devido às chuvas intensas dos últimos dias o paredão de pedras desabou e atingiu três lanchas com turistas sendo que duas afundaram. Bombeiros de Passos e de Piumhi atuam no resgate das vítimas.

Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram o momento que o cânion desaba. Os pilotos das lanchas aceleram para fugir, mas a princípio não conseguem e são atingidos.

Vídeos mostraram o resgate das primeiras vítimas, inclusive crianças. Todas as pessoas que aparecem nas imagens estavam aparentemente conscientes.

Ainda é cedo para apontar causas do acidente. Especialistas apontam que a rocha já passava por um processo de erosão e as chuvas recentes podem ter intensificado o processo.

Capitólio é fica no sul de Minas Gerais, próximo a Varginha. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população é de cerca de 8 663 habitantes.

Capitólio se tornou um importante destino turístico de Minas Gerais, muito procurado nos últimos anos por conta das cachoeiras e dos rios de águas transparentes. O Cânion de Furnas é a principal atração, com suas paredes de pedra invadidas pelas águas esverdeadas do Lago de Furnas, formado pela represa da Usina Hidrelétrica de Furnas.

.