O SIMEPAR e a Defesa Civil já haviam alertado de chuvas fortes com granizo para as regiões Oeste, Noroeste, Norte, Centro e Campos Gerais. A previsão chuva que a chuva viria acompanhada de raios e precipitação de granizo localizada nessas regiões, além de rajadas de vento ocasionais entre 50 km/h e 70 km/h, se confirmou neste sábado (1/11).
Um temporal devastador atingiu Campo Mourão, no noroeste paranaense, entre o fim da tarde e começo da noite deste sábado (1º/11), causando estragos significativos por vários locais da cidade. O fenômeno transformou gramados em tapetes brancos de granizo e deixou um cenário de destruição em um supermercado da rede Muffato. Segundo moradores, a cidade não tem um temporal tão devastador assim desde a década de 70.
Choveu granizo também ocorreram em outras cidades, como São Roque, Cândido Rondon e Entre Rios, provocando destruição em plantações.
A força da chuva foi tanta que danificou telhados de residências e estabelecimentos comerciais. Um vídeo mostra o momento dramático em que uma unidade da rede de supermercados Muffato é inundada pelo temporal em Campo Mourão. Nas imagens, é possível ver a água invadindo o estabelecimento pelo telhado danificado até que, em determinado momento, a energia elétrica é interrompida.
Segundo dados do Simepar, Campo Mourão registrou acumulado de 34,8 mm de chuva até o começo da noite deste sábado, com a maior concentração das precipitações ocorrendo entre 18h e 18h30.
Além dos telhados, há registros de aparelhos de ar condicionado danificados pela intensidade do granizo, que cobriu áreas verdes com uma camada branca de pedras de gelo.