Acarpa e Expocaccer realizou a “Abertura da Colheita na Região do Cerrado Mineiro”

20 de Maio de 2017 às 09:02

Pelo segundo ano consecutivo, a Acarpa - Associação dos Cafeicultores de Patrocínio e Expocaccer Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado, promoveram um momento para marcar a Abertura da Colheita na Região do Cerrado Mineiro. O evento foi realizado na sexta-feira, 12 de maio, no Parque de Exposições Brumado dos Pavões, cujo objetivo foi promover um momento de troca de informações e conhecimentos sobre café para cafeicultores, colaboradores de fazendas, estudantes e consultores técnicos.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O evento foi aberto por Gláucio de Castro, vice-presidente da Expocaccer, Fred Elias, presidente da Acarpa; Marcelo Queiroz, vice-presidente da Acarpa, Francisco Sérgio de Assis, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado e o Deputado e Presidente Executivo do CNC (Conselho Nacional do Café), Silas Brasileiro, os quais saudaram os presentes destacando a importância econômica e social do agronegócio café para a Região e a importância da integração dos cafeicultores.

O evento também contou com o Presidente da Câmara Municipal Thiago Malagoli.

O vice-presidente da Acarpa Marcelo Queiroz foi homenageado pela rainha do Café Thainá Casagrande entregando para ele uma placa de agradecimento pelos seu 8 anos de presidência da Acarpa.

Lançamento Dulcerrado Edição do Produtor

No evento foi lançada a Edição do Produtor de maio da Dulcerrado, apresentando o café de Evanete Peres, cooperada da Coocacer Araguari.

Com foco na integração entre as cooperativas do Sistema da Região do Cerrado Mineiro, a Expocaccer e a Dulcerrado promoveram este lançamento especial, pois a cafeicultora é cooperada da Coocacer Araguari, sendo a cooperativa associada à  Expocaccer, promovendo assim uma maior aproximação e fortalecendo a parceria.

Eliane Cristina Barbosa, superintendente executiva da Coocacer Araguari, abordou em seu discurso que a iniciativa além de promover a integração, concretiza uma ação que estava somente no papel e que agora toma forma, fazendo com que as demais cooperativas também pensem em formas de promover esta integração.

A publicitária Evanete Peres, cafeicultura há mais de 20 anos, faz parte da direção da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Araguari e Região (Coocacer) exercendo um papel de liderança no setor. Está à frente da Paraíso Estate Coffee, localizada próxima à cidade de Araguari. Conhecida por quebrar paradigmas, a cafeicultora se destaca pela produção de cafés de altíssima qualidade em um universo ainda muito masculino. O foco da Paraíso Estate Coffee é a produção sustentável com qualidade superior. “Agradeço à Expocaccer por esta maravilhosa iniciativa. Para mim é um privilégio ter meu café na Cafeteria Dulcerrado, pois esta é uma iniciativa que valoriza a Região do Cerrado Mineiro e mostra a nossa força. Esta é uma homenagem que todos deveriam receber, pois é gratificante”, declarou Evanete no momento do lançamento.

O café da produtora Evanete Peres está disponibilizado na Cafeteria Dulcerrado durante o mês de maio e pode ser adquirido também pela loja virtual: www.dulcerrado.com.br . 

17º Fórum de Mercado e Política de Café 

Divididos em dois momentos, o evento teve início pela manhã com o 17º Fórum de Mercado e Política de Café. Realizado pela ACARPA, o evento foi iniciado com a participação do palestrante Miguel Daoud, comentarista do Canal Rural. Miguel abordou sobre economia cafeeira, política e aspectos que impactam o agronegócio café.

Em seguida, representantes das regiões produtoras de Minas Gerais como Cerrado Mineiro, Matas de Minas e Sul de Minas; e das regiões: Mogiana e Cerrado Baiano, apresentaram as perspectivas de colheita da safra 2017/2018, traçando um cenário diante da realidade dos cafezais.

Logo após, foi ministrado a palestra sobre Reforma Trabalhista no Campo, com advogado e assessor técnico da Comissão Nacional de Relações do Trabalho e Previdência Social da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Valente Fagundes Lebre.

Programa de Qualidade Contínuou


Promovido pela Expocaccer, a segunda parte do evento contou com o Programa de Qualidade Contínua tem o objetivo de capacitar produtores, estudantes e trabalhadores rurais na busca do aperfeiçoamento e produção de cafés de qualidade.

Foram preparados quatro workshops, que abrangeram temas como qualidade, classificação, degustação de cafés e métodos de preparo. Os workshops foram apresentados por colaboradores da Expocaccer e contaram com um público diversificado entre colaboradores de fazendas, cafeicultores e estudantes.

“Achei um evento muito bom, principalmente a parte de degustação dos cafés. Com certeza esses workshops vieram para somar e para aprimorar meus conhecimentos no setor de café para poder, no futuro, prestar serviços com maior qualidade”, contou João Abadio Alves, estudante do curso Técnico em Agropecuária.

O produtor e cooperado da Expocaccer, José Naimeg, também aprovou o evento: “Achei ótimo o evento todo, as palestras abordaram assuntos atuais e os workshops me ensinaram coisas novas. Tenho 35 anos de experiência na cafeicultura da Região do Cerrado Mineiro e a cada dia estou aprendendo mais. Fico muito satisfeito de ver o desenvolvimento da nossa Região, com produtores interessados em investir em novas tecnologias, qualidade e produtividade.”

No horário simultâneo aos workshops, aconteceu o Encontro Tecnológico de Consultores em Cafeicultura, no qual foi debatida a eficiência do manejo de pragas na Região do Cerrado Mineiro na safra 2017/2018. Participaram técnicos, agrônomos e consultores em cafeicultura.

Para finalizar o dia, o gerente agrícola de Cafés na Nestlé, Pedro Malta, realizou a palestra de encerramento com o tema: "Métodos e processos que fazem a diferença na qualidade. Case de sucesso: Cerrado Mineiro", abordando a experiência positiva com cafés lavados na região.

Os participantes do evento também puderam visitar estandes de empresas parceira que atuam no segmentos de insumos direcionados para café e máquinas agrícolas.