Aconteceu na noite de domingo, 9 de fevereiro, a cerimônia de posse do Padre Luiz Antônio, que assumiu a Paróquia São João Paulo II, em Patrocínio.
Padre Luiz Antônio, natural de Patrocínio, Minas Gerais, é membro da Congregação dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Foi pároco da Paróquia São Damião de Molokai em 2022, onde desempenhou um excelente trabalho durante o período da pandemia. Posteriormente, ele pediu para fazer uma experiência na Diocese de Patos de Minas, sendo Administrador Paroquial da Paróquia São Vicente de Paulo, em Patos de Minas/MG.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
O ritual de posse foi lido pelo diácono permanente José Marcelo, que apresentou o teor da provisão, conforme os cânones da Igreja.
A cerimônia contou com a presença do bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturn, que presidiu e deu a posse. Foi concelebrada pelos padres Geraldo Abílio sscc e Elcio sscc, da Paróquia São Damião de Molokai, Sizenando e Vitor Alexandre, além da contribuição dos diáconos permanentes José Marcelo, Fabiano e Luiz Carlos Vieira da Silva, e dos seminaristas, acólitos, ministros, coroinhas e coral.
A missa de posse teve início com as orações e a apresentação do sacerdote para toda a comunidade. Durante a cerimônia, o padre renovou suas promessas sacerdotais, fazendo seu juramento de fidelidade e compromisso com a Palavra de Deus.
A Igreja celebrava o 5º Domingo do Tempo Comum, com a leitura do Profeta Isaías (6,1-2a.3-8), a leitura da Carta de São Paulo aos Coríntios (15,1-11) e o Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas (5,1-11). Antes da proclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu do bispo o Livro dos Evangelhos, pois é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.
Em sua homilia, o bispo diocesano destacou que Jesus falou e ensinou para a multidão, voltando-se para o Padre Luiz Antônio e dizendo a ele que “uma das coisas mais importantes para o administrador paroquial é ensinar e pregar a Palavra de Deus, pois é a partir da Palavra que virão outros discípulos e seguidores de Jesus Cristo”. Após falar à multidão, Jesus se dirigiu a Pedro e disse-lhe: "Avance para as águas mais profundas."
“Esse é um aspecto importante para a reflexão sobre o Evangelho, a evangelização e a ação pastoral. Precisamos avançar para as águas mais profundas e não podemos ficar na acomodação do comodismo. Devemos avançar para as águas mais profundas na espiritualidade, na oração, na escuta e no conhecimento da Palavra de Deus. Devemos crescer cada vez mais e ir para as águas mais profundas” pontuou o religioso.
Em seguida, o bispo o direcionou a lugares fundamentais na vida do cristão, como o presbitério, a cadeira presidencial e o Sacrário.
A Santa Missa seguiu com o rito da consagração da Eucaristia.
Após a consagração, os fiéis receberam a Eucaristia.
Dois casais entregaram presentes ao Padre Luiz Antônio e ao bispo Dom Cláudio.
Estiveram presentes os fiéis da Paróquia São Vicente de Paulo de Patos de Minas, além de vereadores de Patrocínio. Após o padre proferir seu discurso, agradecendo aos fiéis.
Após, houve uma confraternização na Igreja São Sebastião, que contou com a colaboração do EAC, EJC, além de outros movimentos e pastorais.