Comunidade celebra o dia de Santa Luzia com missas, procissão e barraquinhas; confira a programação

13 de Dezembro de 2025 às 12:59

A Igreja Católica celebra neste sábado, 13/12, o dia de Santa Luzia (protetora dos olhos). Com isso, a comunidade que leva o mesmo nome da santa está em festa no centro de Patrocínio. A festa se encerra neste domingo, 14/12.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Na festa em louvor a Santa Luzia, já ocorreram diversos momentos: adorações, novenas, terço, missas, adorações ao Santíssimo Sacramento, procissão e movimentação de barraquinhas, novenas, homenagens e até missas de formatura.

Já passaram pela festa diversos sacerdotes, incluindo, além dos padres da própria paróquia, o pároco Geraldo Magela e o vigário Pedro, os sacerdotes Wesley Balbino, Vitor Alexandre, reitor do Seminário Menor, padre Marcelo Marins, da Paróquia Santa Teresinha, Frei Romero, da Paróquia São José, Gerardo Abílio, SS.CC., e padre Luiz Antônio, da Paróquia São João Paulo II.

Como mencionado, houve formaturas do 3º ano do Colégio Prisma e também da Escola Estadual Nely Amaral.

Após as celebrações, os fiéis poderão participar da movimentação das barraquinhas instaladas na Praça Santa Luzia.

Neste sábado, haverá uma programação especial dedicada à padroeira. Às 12h00 será celebrada a Santa Missa com bênção dos olhos, repetida novamente às 18h00. Logo após a missa da noite, os fiéis acompanharão a tradicional procissão de Santa Luzia, seguida pela continuidade das atividades nas barraquinhas.

No dia 14, encerramento da festa, a Santa Missa será celebrada às 19h00. Em seguida, haverá o show de prêmios preparado especialmente para a comunidade.

Os prêmios incluem:
– 1º prêmio: R$ 15 mil em dinheiro
– 2º prêmio: Geladeira
– 3º prêmio: Televisor
– 4º prêmio: Máquina de lavar
– 5º prêmio: Fritadeira elétrica (Air Fryer)

As cartelas estão sendo vendidas ao preço de R$ 20. A festa de Santa Luzia é uma das mais tradicionais de Patrocínio. Santa Luzia é reconhecida pela Igreja Católica como padroeira das pessoas com problemas de visão. Nascida em Siracusa, na Itália, foi martirizada ainda jovem por sua decisão de viver a fé cristã e se consagrar a Deus.

Origens

Santa Luzia nasceu em Siracusa, na Itália, no fim do século III. Conta-se que pertencia a uma família italiana rica, que lhe deu ótima formação cristã, a ponto de ela ter feito um voto de viver a virgindade perpétua. Com a morte do pai, Luzia soube que sua mãe, chamada Eutícia, a queria casada com um jovem de distinta família, porém pagão.

A Romaria

Ao pedir um tempo para discernimento e tendo a mãe gravemente enferma, Santa Luzia inspiradamente propôs à mãe que fossem em romaria ao túmulo da mártir Santa Águeda, em Catânia. Pela cura da grave doença, seria a confirmação do “não” para o casamento.

O Milagre

Milagrosamente, foi o que ocorreu logo com a chegada das romeiras. Assim, Santa Luzia voltou para Siracusa com a certeza da vontade de Deus quanto à virgindade e aos sofrimentos pelos quais passaria, assim como Santa Águeda.

“Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade” (Santa Luzia)

A Perseguição

Santa Luzia vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa. Não querendo oferecer sacrifício aos falsos deuses nem quebrar seu santo voto, ela teve que enfrentar as autoridades perseguidoras. O prefeito da cidade, Pascásio, quis levar à desonra a virgem cristã, mas não houve força humana que a pudesse arrastar.

Páscoa

Firme como um monte de granito, várias juntas de bois não foram capazes de a levar (Santa Luzia é, muitas vezes, representada com os referidos bois). As chamas do fogo também se mostraram impotentes diante dela, até que, por fim, a espada acabou com sua vida. A decapitação de Santa Luzia se deu no dia 13 de dezembro de 304.

Os Olhos

Conta-se que, antes de sua morte, teriam arrancado seus olhos. Fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores:

“Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Santa Luzia: a Portadora da Luz

O Nome

O nome de Santa Luzia deriva do latim e significa “Portadora da Luz”. Ela é invocada pelos fiéis como a protetora dos olhos, que são a “janela da alma”, canal de luz.

Oração:

Ó, Santa Luzia, que preferistes deixar que vossos olhos fossem vazados e arrancados, antes de negar a fé e conspurcar vossa alma; e Deus, com um milagre extraordinário, vos devolveu outros dois olhos sãos e perfeitos, para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença dos meus olhos.

Ó, Santa Luzia, conservai a luz dos meus olhos para que eu possa ver as belezas da criação. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual posso conhecer meu Deus, compreender seus ensinamentos, reconhecer seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós, Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos anjos e santuário.

Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém.

Confira a programação.

13 de Dezembro – Sábado: Santa Luzia

  • 12h - Santa Missa com bênção dos olhos

    • Celebrante: Padre Pedro

    • Liturgia: MECE da Paróquia N. Sra. do Patrocínio - Coral: Santa Luzia

  • 18h - Santa Missa, procissão e bênção dos olhos

    • Celebrante: Padre Geraldo

    • Festeiros: Paulo César e Luciana Nunes Santos, Maria José de Melo Jacinto, Youssef A. Daura Neto, Vera Lúcia Machado Ferreira e Sílvio Júnior Ferreira, Joaquim Onofre dos Reis e Eni Aparecida dos Reis, Nara Rúbia, Claudia Maria Caixeta Aviatar e Rafaella Maria Caixeta Aviatar

    • Liturgia: CCP e festeiros de Santa Luzia - Coral: Patrocínio Encanto

14 de Dezembro – Domingo

  • 09h - Santa Missa com as crianças

    • Celebrante: Padre Geraldo

    • Liturgia: Catequese - Coral: Santa Luzia

  • 17h - Exposição do Santíssimo Sacramento, Adoração

    • Festeiros: Mateus Queiroz Machado, Elaine Queiroz Machado, Gustavo Queiroz Machado, Geralda da Cunha de Castro Pereira, Maria Lúcia de Castro, Ana Maria de Castro Souza, Pastoral do Dízimo.

  • 18h - Santa Missa

    • Celebrante: Padre Geraldo

    • Liturgia: Pastoral do Dízimo - Coral: Santa Cecília