Aconteceu na noite de sábado, 31/01/22, na igreja São Sebastião em Coromandel, a posse do novo pároco Valdinei Batista Pinheiro, que assumiu a Paróquia Sant'ana em Coromandel.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
O ritual de posse foi lido pelo padre Rui que é pároco de Nossa Senhora das Graças em Coromandel, conforme os cânones da Igreja.
A cerimônia de posse contou com o bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturm, ministros, coroinha, liturgia e o coral. A Santa Missa teve a presença dos padres Rui e Leonildo, do prefeito Fernando Breno Valadares Vieira, vice-prefeito e o presidente da Câmara de Coromandel.
A missa de posse teve início com as orações e apresentação do sacerdote para toda a comunidade.
Durante a cerimônia o padre renovou suas promessas sacerdotais, fazendo seu juramento de fidelidade e o cumprimento da Palavra de Deus.
Antes da proclamação do Evangelho o novo pároco recebeu do bispo o livro dos Evangelhos, uma vez que é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.
Em sua homilia o bispo agradeceu o sacerdote por ter aceitado o convite, abordou sobre as leituras e o evangelho do domingo.
O Bispo, falando da leitura do profeta Jeremias que foi chamado e desde o seio materno Deus o escolheu para ser um profeta e o enviar em missão e mencionou o padre Valdinei dizendo que serve para o início do ministério do sacerdote o chamado de Deus que o constitui para ser profeta para anunciar aquilo que o senhor quer anunciar ao seu povo que é a Palavra de Deus e uma das missões do pároco e transmitir a palavra de Deus é explicar aos fiéis para que conheçam melhor a palavra e possam assim acolher e viver melhor. Também como profeta anunciar a Boa Nova do Reino e denunciar aquilo que não é de acordo com o Reino de Deus.
Dando sequência aos tradicionais ritos de posse, o sacerdote recebeu das mãos do Bispo Dom Claudio entregou as chaves da Igreja.
Em seguida, o bispo o direcionou a locais fundamentais na vida do cristão, como: presbitério e com sua cadeira presidencial e o Sacrário.
A Santa Missa, após homilia, seguiu com rito a consagração da Eucaristia e Comunhão.
O prefeito Fernando Breno Valadares Vieira prestou homenagem e discursou no final da Santa Missa. No discurso o polítco falou que o povo coromandelense é acolhedor e destacou pontos e personalidades importantes da cidade como o Goiá, Abel Ferreira e também o Zé Gotinha. Falou também do momento pandêmico que a cidade passou no 2021 e destacou a importância do ex-paroco Sebastião.
Wilson Marra de Oliveira, presidente da Câmara de Coromandel discursou e prestou homenagem entregando uma placa ao padre.
Representando a paróquia São Geraldo de Patrocínio, Junior do Terço dos Homens agradeceu ao primeiro pároco que havia pegado grande missão que havia sido deixado pelos padres dos Sagrados Corações, e o padre Valdinei assumia aquele rebanho em 2016. Em seu discurso disse que quando o sacerdote assumiu uma das leituras: “Levanta-te e vai e não tenhas medo” e naquela noite a leitura falava o mesma, mas dessa para Paróquia Santana em Coromandel.
No final os fiéis da paróquia São Geraldo rezaram uma Ave Maria pedindo a intercessão de Nossa Senhora.
No final os paroquianos prestaram uma homenagem e o prefeito entregou uma imagem de Santa Ana mãe da Virgem Maria.
O novo pároco proferiu seu discurso, agradecendo todos ali presentes e disse que vinha com muita alegria trabalhar na paroquia e como gesto de gratidão agradeceu a Deus pelo dom da vida em que ele deu que é o dom mais precioso dentro da nossa vida que tem que ser cuidado por todos.
O padre falou que vem com muita humildade pra viver aquele decálogo missionário: Escutar, Acolher e mostrar o Caminho da Fé, Amor e a Alegria e convergir tudo para com Deus e todas as nossas ações para Deus porque quando tudo é convergido para nós mesmos a vida não tem sentido.