As 06 Paróquias da Igreja Católica em Patrocínio (MG) realizaram Santa Missas e Procissões pelas ruas da cidade na quinta-feira, 15/06, dia de C Corpus Christi.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
Cada Paróquia, ao seu modo, definiu o trajeto e a decoração das ruas por onde a procissão passou. Mas todas foram belas celebrações, que marca um dos dias mais importantes para o Cristão Católico.
A expressão latina que significa "Corpo de Cristo". É uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade. As procissões pelas ruas são tradições, e são organizadas todos os anos pelas igrejas.
Corpus Christi surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo no pão consagrado. A celebração foi instituída pelo Papa Urbano IV em 11 de agosto de 1264.
A tradição das ruas enfeitadas surgiu em Portugal, e veio para o Brasil com a chegada dos colonizadores. Para a confecção dos tapetes são utilizados materiais como serragem colorida, areia, flores, borra de café e outros.
A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio
A Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio realizou sua Santa Missa no final da tarde numa grande estrutura montada em frente à Igreja na Praça Santa Luzia, presidida pelo Pároco Padre Sizenando e concelebradas pelo Padre Artur e Diacono Fábio da cidade de Uberlândia.
Logo após a procissão com a participação da Banda Abel Ferreira, com milhares de fiéis seguindo e orando o terço em direção a Praça da Matriz. Ao longo do trajeto, que teve como principal rua a Governador Valadares, foram usados tecidos (TNT), areia, flores diversas e cartazes com figuras sagradas para o Cristianismo.
A celebração foi encerrada com a Eucaristia e apresentação louvor pela banda Alfa e Omega Praça Matriz.
Na Paróquia Santa Terezinha celebrada a Santa Missa Campal aconteceu na Igreja de São Francisco presidida pelo Padre Marcos e teve como concelebrante o Vigário Pedro César.
Logo após teve a procissão seguindo para a Igreja de Santa Terezinha. Como gesto concreto a doação do litro de óleo.
Em seguida a Adoração ao Santíssimo Sacramento ministrada pelo Pároco Marcos e que contou com a presença de Ministros e todos os movimentos Paroquiais.
Na Paróquia São Damião de Molokai celebrada a Santa Missa presidida pelos Padre Silvano e Hilário e contou com a presença do EAC, EJC, Ministro, CCP, Apostolado da Oração e de outros movimentos.
Realizada procissão pelas ruas do bairro Nossa Senhora de Fátima e logo após Adoração com a benção do Santíssimo e uma apresentação do balé que têm como integrantes participantes dos movimentos do EAC da Paróquia.
Na Paróquia São João Paulo II, aconteceu a procissão com a participação de todas as pastorais e movimentos.
Foram compostos grupos de pastorais, onde cada grupo arrecadou roupa, alimentos e materiais em geral e enfeitou um quarteirão.
A procissão saiu da capela São Sebastião e seguiu pela Avenida Enéas Aguiar e Rua República do Líbano até a Igreja Matriz onde teve a Santa Missa presidida pelo Padre Orlando, que focalizou a importância da Eucaristia e da vivência em unidade, amor e companheirismo com os irmãos e amor à Deus.
No final, houve um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.
Centena de fiéis participaram, tanto da procissão quanto da Santa Missa
Os mantimentos arrecadados serão doados à instituições e famílias carentes da paróquia e da cidade.
Na Paróquia São Geraldo ocorreu a Santa Missa presidida pelo Padre Valdiney e logo após saíram em Procissão pelas ruas do bairro Morada Nova a procissão com Santíssimo Sacramento e tendo a presença do EAC São Geraldo que escreveram cartazes em louvor a Jesus.