A Missa de Lava Pés que aconteceu no dia 18/04, sempre na quinta-feira Santa, véspera da "Paixão" de Cristo foi realizada nas Igrejas "Matriz" e outras igrejas, de acordo com a disponibilidade de sacerdotes, das seis paróquias católicas da cidade.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
As fotos mostram a celebração na Matriz São José.
Depois de lavar os pés de doze fiéis que representam os apóstolos, o Pároco Eduardo abençoou os pães e repartiu, representando a última "Santa Ceia".
Após a Santa Missa teve o translado do Santíssimo Sacramento onde foi tocado por fiéis teve a Vigília onde diversas pessoas permaneceram a noite em adoração.
Leitura do evangelho (João 13:1-15) que apresenta o momento que Jesus lava os pés dos discípulos
«Antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que era chegada a sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante a ceia, como o Diabo havia já posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse a Jesus, sabendo este que o Pai tudo pusera nas suas mãos, e que saíra de Deus e ia para Deus, levantou-se da mesa, tirou as suas vestes e, tomando uma toalha, cingiu-se; depois deitou água na bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Chegando a Simão Pedro, perguntou-lhe este: Senhor, tu a mim me lavas os pés? Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço, tu não o sabes agora, mas entendê-lo-ás mais tarde. Disse-lhe Pedro: Não me lavarás os pés jamais. Replicou-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Declarou-lhe Jesus: Aquele que já se banhou, não tem necessidade de lavar senão os pés, porém está todo limpo; e vós estais limpos, mas não todos. Pois ele conhecia aquele que o havia de trair; por isso disse: Não estais todos limpos. Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as suas vestes e, pondo-se de novo à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre, e Senhor, e dizeis bem; porque eu o sou. Se eu, pois, sendo Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros; porque vos dei exemplo, a fim de que, como eu fiz, assim façais vós também. » (João 13:1-15)