# Eustáquio Amaral

A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PATROCÍNIO ESTÁ BEM E NO CAMINHO CERTO

18 de Julho de 2021 às 15:20

 

      

 

Educação. É o maior componente sustentável de uma comunidade desenvolvida. Juntamente com a Saúde. Nos últimos anos, Patrocínio tem evoluído com qualidade no Ensino Básico. Ou seja, no Ensino Infantil, Fundamental e Médio tem apresentado números alvissareiros. É o que demonstram as informações do Censo Escolar, ano 2020, publicado pelo IBGE.

 

ENSINO MÉDIO – No ano passado, havia 3.339 alunos matriculados, distribuídos nas 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries. Isso posiciona Patrocínio em 35º lugar em Minas. O que é bom, pois o Município é o 39º em população. Entre as quatro séries, segundo o IBGE, a 4ª de Patrocínio é o destaque, porque avança Patrocínio para a 26º lugar.

 

QUANTIDADE DE PROFESSORES – O Município tem 332 docentes no Ensino Médio. Um número muito satisfatório. Além de colocar Patrocínio em 25º lugar quanto a esse quesito, posiciona a cidade à frente de outras cidades mineiras mais populosas. Um exemplo é a progressista Araxá, que tem população um pouco superior, onde há menos 58 docentes do que Patrocínio. Ou seja, lá o número de docentes é 274.

 

ENSINO MÉDIO: NÚMERO DE ESCOLAS – Mais uma boa lição patrocinense. Patrocínio tem 18 unidades, Araxá 11, Monte Carmelo 6 e Patos de Minas, com população maior, 26 escolas. Nessa variável, há no Estado apenas 23 cidades com mais escolas de Ensino Médio do que Patrocínio. E todas essas com população maior.

 

AGORA O ENSINO FUNDAMENTAL – Quanto à quantidade de matrículas, Patrocínio tem 11.639 alunos matriculados (34º lugar). Para exemplificar, dentre as nove séries do Fundamental, a 4ª série é uma boa amostra. Na Rede Estadual tem 546 alunos (21º lugar), a Rede Privada com 194 alunos (36º lugar) e a Rede Municipal com 478 alunos (58º). O desempenho quantitativo e relativo ao Estado da Rede Estadual na cidade é excelente.

 

PROFESSORES NO FUNDAMENTAL – Nos anos finais Patrocínio conta com 384 docentes (28º lugar). E nos anos iniciais tem 342 docentes. Isso totaliza 726 mestres.

 

ESCOLAS NO FUNDAMENTAL – No grupo “Anos Iniciais” há 37 unidades escolares. E nos “Anos Finais” 26 unidades (28º lugar em Minas), à frente de Araxá que tem 21. O total perfaz 63 escolas.

 

ENSINO INFANTIL – Nesse quesito, Patos de Minas e Araxá ganham folgadamente de Patrocínio. Enquanto, a Capital do Café possui 4.045 matrículas, a Capital do Milho e a Estância Hidromineral aproximam de 5.900 matrículas. Mesmo assim, o desempenho patrocinense é aceitável (34º lugar em Minas).

 

SHOW DO SETOR PRIVADO – O Ensino Infantil é dividido em dois subgrupos: Creche e Pré-Escolar. Quanto à creche, há 1.680 crianças matriculadas. Dessas matriculadas, 1.063 são em creches privadas, o que dá o 18º lugar no Estado, quanto a essa iniciativa (setor privado). Para se ter ideia, o número de matrículas em creche particular de Patrocínio (1.063) ganha do número de Patos de Minas, que tem 809 crianças matriculadas em creches privadas. As creches municipais (da Prefeitura) completam o quadro de creches em (nosso) Município.

 

 

 

   

AINDA O ENSINO INFANTIL – Além das Creches, tem o Pré-escolar. Nesse quesito, a rede da Prefeitura Municipal coloca Patrocínio no excelente 25º lugar em Minas, com 2.033 crianças matriculadas. Já o setor privado patrocinense fica distante no atendimento, quanto ao Pré-escolar (48º lugar), com 332 matriculados.

 

 
   

QUANTIDADE DE ESCOLA INFANTIL – No subgrupo Creche, Patrocínio conta com apenas 10 unidades escolares na rede municipal, o que é pouco. A rede particular tem 14 unidades. No outro subgrupo, o Pré-escolar, o Município tem 20 unidades escolares (de Pré-escolar) na rede municipal. E a rede particular (privada) somente há 8 unidades. Enfim, reunindo as redes da Prefeitura e Particular, Patrocínio tem poucas unidades, comparando com as grandes cidades da região (Patos e Araxá, por exemplo) e com outras regiões mineiras.

 
   

 

RESUMO – No grande grupo Ensino Básico, Patrocínio encontra-se muito bem no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Isso considerando a evolução de 2008 a 2020. E tudo tendo como parâmetros (padrão, medida) o número de matrículas, de docentes e de escolas. Já o Ensino Infantil está satisfatório no período (2008/2020). Mas, pode melhorar um pouco mais, observando os três parâmetros. Pois, já existe um positivo indicador, que o crescimento do número de docentes nos últimos três anos. Agora, é promover a adequação do número de escolas e, principalmente, do incremento de crianças matriculadas, objetivando a robustez do ensino infantil na cidade. No geral, Patrocínio está muito bem na fita!

 

([email protected]) *** Crônica também publicada na Gazeta de Patrocínio, edição de 10/07/2021.