A simpática e competente Dra Vanusa de Melo costa Santos, nossa “suave amiga", postou em sua página nas Redes Sociais, uma informação digna de ser pinçada e repassada:
“A ANTT autorizou a solicitação de transferência de trechos da empresa Viação Uberlândia LTDA para a empresa Expresso União LTDA. Os trechos transferidos foram:
I - De: Uberlândia/MG e Centralina/MG, para: Jataí/GO, Bom Jesus de Goiás/GO, Goiatuba/GO, Santa Helena de Goiás/GO e Rio Verde/GO;
II - De: Monte Alegre de Minas/MG, para: Jataí/GO, Bom Jesus de Goiás/GO, Santa Helena de Goiás/GO e Rio Verde/GO." (Fonte: www.mobceara.com)
Nesse tempo de crise generalizada, dar a notícia de grande expansão de linhas de uma empresa fundada há 61 anos, é um fascinante exemplo de sucesso via trabalho e inovação.
Por isso se faz oportuno, reverenciar a saga de uma empresa que não nasceu por acaso e não sobreviveria sem os pilares de determinação e o tino visionário de seu fundador : Nenê Constantino. Naquele tempo não se usava o termo empreendedorismo. Mas, na simplicidade e na garra, eis um empreendedor pioneiro, nato. A propósito, pioneiros, segundo Dr Jacques Marcovitch, autor do livro “Pioneiros & Empreendedores: “põem o pé no barro, não ficam nos escritórios. Impregnados da realidade, eles constroem sua visão de futuro, enfrentam as incertezas e transformam seus sonhos em realidade."
A nível de Brasil, nenhuma outra empresa traz histórias de um começo tão adverso e desestimulante, para quem não se dispõe a pagar o alto preço de seguir em frente...Estrada de terra...poeira...lama... brejo ... porteiras estreitas...pontes quebradas...desafios...viagem de ida sem prazo de volta, crises... Cotidiano que seu fundador pessoalmente enfrentou.
A nível de Brasil, também, nenhuma outra empresa coleciona um desfile de case de sucesso por toda sua história. E olhe. São 61 anos (1957).
Cabe aqui imaginar, que em mais de seis décadas, o mundo sofreu uma metamorfose radical em todos os aspectos. Muitas revoluções impactantes. Seja na moda, na música, na pintura, no cinema, na medicina, na comunicação, no relacionamento humano, no funcionamento das instituições. E o setor de transportes também não passou incólume. Reinventar sempre, com foco na satisfação do cliente, foi palavra de ordem. Questão de sobrevivência.
Empresas surgiram e desapareceram, nas curvas sinuosas do tempo. O Expresso União, no entanto, apesar das dificuldades, segue firme e forte. Como se vê, incorporando empresas, ampliando linhas. Honrando o nome união, com o lema de encurtar distâncias e integrar pessoas.
Falar de Expresso União, é reverenciar sempre a saga de seu fundador. A propósito, a monumental história dele, Seu Nenê Constantino, bem como a história de Dr Augusto de Azevedo Antunes, Sílvio Santos, Antônio Ermiro de Morais, Samuel Klein, Abílio Diniz e mais alguns três,ou quatro precisam ser amplamente conhecidas. Que se ministre palestras nas escolas públicas, nos campus universitários e nos institutos de empreendedorismo. São exemplos fabulosos, mais reais de superação, de soluções corporativas, de conquistas de objetivos. Exemplos que vão inspirar as novas gerações tão carentes de bons referenciais.
Falando em Seu Nenê Constantino, a "Menina dos seus Olhos"- Expresso União - segue seu desfile de sucesso pela história. São mais de 600 colaboradores, cerca de 200, somente em Patrocínio. IPVA pago no município, gerando divisas. Mais de um milhão e quinhentos passageiros/ano, quase 200 cidades e sete capitais (incluindo o Distrito Federal) servidas pela empresa.
Por mais esta conquista: Parabéns, aos proprietários, diretores e colaboradores desta empresa singular.
E aqui, peço vênia para expressar toda minha gratidão. Trabalhei por 30 anos numa empresa diretamente ligada ao grupo. Òtima ambiência. Alí, honrei meu primeiro contrato de trabalho. Foi pra mim uma dádiva dos céus. Assim resumo.
O tempo implacável, seguirá o seu curso de mudanças; o Expresso União, o seu desfile de sucesso pela história. (Fotos Reinaldo/Lelis -Serviços Gráficos -2014)