“Um padre como Davi”: Após 9 anos, Paróquia São Sebastião, em Guimarânia, acolhe seu novo pároco, padre Iram

9 de Fevereiro de 2026 às 17:14

 

Aconteceu na noite de sexta-feira, 6 de fevereiro, a cerimônia de posse do padre Iram Alves Martins Júnior, que assumiu a Paróquia São Sebastião, em Guimarânia. Após nove anos, a paróquia passou por uma troca de sacerdote.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Padre Iram é natural de Monte Carmelo/MG e filho de Iram Alves Martins e Maria Aparecida Oliveira Martins.

>> Já conhece o novo Instagram do Patrocínio Online? Clique aqui e venha acompanhar de perto!

O ritual de posse foi lido pelo acólito Kairo Alessandro, que apresentou o teor da provisão, conforme os cânones da Igreja.

A cerimônia contou com a presença do bispo diocesano, Dom Cláudio Nori Sturn, que presidiu e concedeu a posse. Foi concelebrada pelos monsenhores Izael e Leandro (ex-pároco da Paróquia São Sebastião), pelos padres Olivar Constantino, Luiz Antônio, Cleber, Robson, Arthur Oliveira, Vitor Alexandre (reitor do Seminário Menor) e Edson, da Arquidiocese de Uberaba, além da contribuição dos diáconos permanentes, servidores do altar, ministros, coroinhas e coral.

A Missa de posse teve início com as orações e a apresentação do sacerdote a toda a comunidade. Durante a cerimônia, o padre renovou suas promessas sacerdotais, fazendo seu juramento de fidelidade e compromisso com a Palavra de Deus.

A Igreja celebrava a memória de São Paulo Miki e companheiros mártires, com a leitura do Eclesiástico 47,2-13 e do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos 6,14-29.

Antes da proclamação do Evangelho, o novo pároco recebeu do bispo o Livro dos Evangelhos, pois é seu dever anunciar a Palavra de Deus a todas as pessoas, sem distinção.

Em sua homilia disse que “Esta é uma terra de irmãos monsenhores, mas você será para este povo um padre como Davi, o pequeno Davi, que foi valente e corajoso”, afirmou o bispo.

“É com alegria que hoje confio esta porção do Povo de Deus, da Paróquia São Sebastião de Guimarânia, para que você seja pastor e guia deste povo. Que possas desenvolver o teu ministério com cuidado, muito amor e alegria, servindo, acolhendo e anunciando a Palavra de Deus a todos, além de distribuir os sacramentos que a Igreja oferece aos seus fiéis.”

O bispo também saudou o monsenhor Leandro, seu vigário-geral, recordando o exemplo bíblico de Abraão, que foi provado por Deus ao ser chamado a oferecer o filho que tanto desejara, comparando essa experiência à missão confiada ao novo pároco.

Saudou ainda os fiéis vindos de Presidente Olegário, Brejo Bonito, Patrocínio, Monte Carmelo e todos os presentes, com especial carinho aos fiéis da Paróquia São Sebastião de Guimarânia. Destacou a presença das lideranças, coroinhas, acolhedores, ministros da Palavra, ministros da Eucaristia, Apostolado da Oração e tantos outros servidores da comunidade.

“O padre Iram será para este povo um padre como Davi, pequeno aos olhos humanos, mas grande para Deus, valente e corajoso, que derrotou o gigante Golias. Assim, creio que ele servirá esta comunidade, com a mesma disposição de Davi para servir ao Senhor”, afirmou.

O bispo recordou ainda que Deus não olha as aparências, mas o coração, escolhendo muitas vezes aquilo que parece pequeno ou fraco aos olhos humanos para grandes missões. Exortou ao novo pároco a confiar sempre no Senhor, que o fortalecerá, iluminará e conduzirá, lançando as redes da Palavra nesta paróquia e exercendo seu ministério com grande dedicação, zelo e acolhimento.

Ao refletir sobre o Evangelho, destacou o contraste entre o banquete da vida, quando Jesus alimenta a multidão com cinco pães e dois peixes, e o banquete da morte promovido por Herodes, no qual ocorre a decapitação de João Batista. Ressaltou a importância de celebrar bem a Eucaristia, mistério da paixão, morte e ressurreição do Senhor, que nos traz a verdadeira vida em abundância.

O bispo desejou que o ministério do padre Iram seja fecundo, agradável a Deus, servindo ao povo com generosidade e sabedoria que vêm da Palavra de Deus. Confiou seu ministério à proteção de Nossa Senhora, presente nas comunidades de Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Rosário, pedindo que Maria o acompanhe e sustente em sua caminhada pastoral, para ser presença de Cristo junto ao povo de Guimarânia.

Em seguida, o bispo o conduziu aos lugares fundamentais da vida cristã, como o presbitério, a cadeira presidencial e o Sacrário. Entregou as chaves do Sacrário.

A Santa Missa seguiu com o rito da consagração da Eucaristia.

Após a consagração, os fiéis receberam a Comunhão.

Após a celebração, houve homenagens feitas por Celina, ministra extraordinária da Palavra, e pelo prefeito de Guimarânia, Alex Guimarães.

A ata final foi lida por Maria Clara, que trabalha no escritório paroquial.

Estiveram presentes fiéis da Paróquia São Sebastião e o pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, de Presidente Olegário/MG. O padre Iram também proferiu seu discurso, agradecendo aos fiéis.

Após, houve uma confraternização no salão de festas da Igreja São Sebastião, com a presença do EAC, EJC, além de outros movimentos e pastorais.