# Milton Magalhães

Inimigos do Verde?

28 de Novembro de 2019 às 22:27

O Vereador Thiago Malagoli, assim nos reporta em sua página: 

"Nesta última terça-feira, 26, na Reunião Ordinária foi apreciado Parecer desfavorável ao meu Projeto de LEI N° 321/2019, que versa sobre a obrigatoriedade da municipalidade plantar 10 (dez) árvores à cada corte de 01 (uma) árvore."Todos têm observado que em todas gestão, centenas de árvores da zona urbana têm sido sacrificadas, como por exemplo na Praça da Matriz, Escola Casimiro de Abreu e Policlínica; nosso único objetivo é seguir as leis ambientais, e que a Administração fosse a primeira a dar o exemplo, replantando as árvores que por ventura, necessitem de fato serem cortadas. Meu Projeto se pautava na Lei da compensação ambiental nº13.668/2018, e por 7 votos à 6, nosso Projeto foi rejeitado. Um descalabro, um absurdo a toda prova. Mas fizemos nossa obrigação e continuaremos lutando à favor de nossa cidade e nossa população."A imagem pode conter: texto

 

COMO ASSIM, VEREADOR THIAGO, INIMIGOS DO VERDE?

De verdade, nem imagino qual seja a alegação! Sou defensor número um desse projeto. Que ao nossso ver chegaria  com 40/ 50 anos de atraso. Não tem cabimento, um  deste naipe deveria passar por unanimidade. O que essa gente pensa do futuro do planeta "O pensar globalmente e agir localmente" É incrível a felicidade para dizimar árvores em nosso município. Não vamos longe, veja a importante reforma que se realiza na Praça do Tiro de Guerra, teve árvores sacrificadas por lá, fui lá e vi, não disse nada para receber a pecha de chato. Alguém sabe se plantaram em outro lugar? Claro que não. Essa lei daria essa segurança. Não desiste não Vereador Thiago, não desiste não. Ainda quero ver essa lei aprovada!

Logo que soube, postei este cometário lamentando,  Thiago deu uma  resposta alentadora : "NÃO IREI DESISTIR , EM JANEIRO VOLTO A PROTOCOLAR NOVAMENTE" 

VOTARAM CONTRA: Dra Neuza , Rogério, Marcilene, Raquel , Margari, Salitre, Adriana de Paula?. Vereadores da base de sustentação do prefeito Deiró Marra.(Inimigos do verde?)

No dia 11 de Abril 2019, postamos em nossa página  na Rede Social. Sobre o corte de árvore por ocasião da abertura da Rua Pinto Dias.   Fizeram alguma compensação? Onde?:

 

"MACHADO   DE MAIS; ENXADÃO DE MENOS.

(Já explico)
Fico bobo com a facilidade com que se corta uma árvore em Patrocínio. Não é somente nesta administração, vem de longe essa sanha contra o verde. Esta administração também segue o antigo rito Não faz diferente. Infelizmente, é cultural. Usa-se muito o machado para cortar, e pouco o enxadão para se plantar.. Patrocínio tem pouco verde e não estou sozinho dizendo isto. Uma voltinha pela cidade confirma nossa palavra. A última, foi o corte de algumas árvores para proceder o prolongamento da Rua Pinto Dias. (Interligando o Bairro Matinha com o centro da cidade, salvo engano, um projeto da dinâmica vereadora Marcilene Jacinto)

NÃO ESTAMOS JULGANDO O MÉRITO DA OBRA. Longe de sermos ecochatos. O acesso é muito importante para mobilidade urbana. Ponto. Isto posto, nem diríamos nada se soubéssemos que o sacrifício de algumas árvores no local, teria uma contrapartida significativa. Ou seja. centenas e centenas ( não menos do que centenas) de árvores seriam plantadas em outro local da cidade. Mas, isto não foi feito. Se foi feito, não foi dito.( Pelo menos não vi nada a respeito) Parece não ser importante. E é mais do que importante. É imprescindível. É vital.

Pensamos que na falta de consciência ecológica, por estas plagas, precisa-se de uma Lei de Compensação Ambiental Municipal, rigorosa. Lei esta obrigando o seguinte:

"CORTOU UMA ÁRVORE, PLANTA-SE, DEZ; CORTOU DEZ; PLANTA-SE CEM". Só assim para mudarmos essa mentalidade tacanha e corrigirmos o grande déficit de verde que temos em nossa urbe... Queria aplaudir, mas só consigo dizer: Que pena!"

 

Ai o Vereador Thiago Malagoli apresenta o projeto em tela e é derrotado por por 7 votos à 6. Gostaria muito de ouvir o outro lado, saber a justificativa pela  derrota do projeto. 

Não estamos dizendo para não se cortar árvores. Há caso e caso, correto? Na Alameda  dos Bálsamos no Bairro Morada Nova.(Foto abaixo) parece,que precisava mesmo ser abatida. MAS PLANTARAM OUTRAS, ONDE? ( É SOBRE ISTO QUE VERSA O PROJETO DO VEREADOR THIAGO) A imagem pode conter: árvore, céu, planta e atividades ao ar livre

Essa abaixo foi abatida  recentemente na Av, José Maria Alkimin. A pergunta roda: por que cortaram? Plantaram outras para compensar. Onde mesmo?

PRAÇA DO TIRO DE GUERRA

Somente um louco ou idiota para ser contra a restauração da  Praça Queiroz Teles, mais conhecida como Praça do Tiro de Guerra. Deiró divulgou recentemente que fará uma   grande revitalização, naquele espaço, consiste em playground e uma quadra de futebol society.
Com 760m², a nova quadra society é completa, com conjunto de traves, marcações de campo e um alambrado com portão.
Além da nova quadra e do playground, o espaço receberá também uma grande área concretada, novos bancos, novas calçadas e nova iluminação. Mas sacrificaram  algumas árvores  preciosas. Plantaram em outro local? Duvido. Não se tem conscicencia ambiental, não tem lei que obrigue: (Veja fotos de Edvado  Ribeiro):