26 de Janeiro de 2022 às 15:32

25 de Janeiro Dia do Carteiro: conheça um pouco da história no Brasil em Patrocínio (MG)

Patrocínio conta com uma agência central e um setor de distribuição

Desde a Antiguidade, o ser humano usava mensageiros a fim de se comunicar com quem estava distante. E, muitos séculos depois, com a popularização da alfabetização e da correspondência, surgiu a profissão de carteiro. A profissão de carteiro tal como a conhecemos hoje, só apareceu em 1835, quando começaram a entregar correspondência nos domicílios. Até essa data as pessoas usavam mensageiros, bandeirantes e até escravos para levarem suas mensagens de um lugar para o outro.

Do carteiro ou também tropeiro, que foi o primeiro entregador de correspondências que o Brasil teve, estafeta, carregador de mala postal e inspetor de serviço postal. Antigos nomes que, com suas peculiaridades, marcaram diferentes épocas da história postal brasileira, sendo cada um reflexo de seu tempo.

O mensageiro Paulo Bregaro, considerado o primeiro carteiro e depois aclamado patrono dos Carteiros no Brasil, é o responsável pela entrega a D. Pedro I, no dia 7 de setembro de 1822, da correspondência informando sobre as exigências de Portugal com relação ao Brasil.

Em Patrocínio (MG)

Segundo o economista e historiador Eustáquio Amaral, que assina um Blog no Patrocínio Online em 1874/1875, as cartas e impressos tinham dias certos para chegarem a Ouro Preto, então capital mineira.

Das cidades próximas, o correio funcionava de dois em dois dias. De cidades como Paracatu, Araxá, Patrocínio e Uberaba, o correio chegava de dez em dez dias, e tinham horário para chegar em Ouro Preto: 12h.

Não se pode esquecer, que o correio era o único meio de comunicação.

E o transporte dele nesses 600km aproximadamente, era por animais em “estradas” como a Picada de Goiás.

E no sentido inverso, Ouro Preto-Triângulo, o correio partia de quatro em quatro dias.

O responsável pelo correio em Patrocínio era Modesto Ferreira Barbosa.

Fernando Gonçalves foi chefe dos Correios nas décadas de 60 e 70. Em 1975, com sua aposentadoria, assumiu Wilson Oliveira (Econômico), hoje grande empresário e produtor rural. Mais tarde, Wilson passou num concurso com 100 vagas para todos Brasil, para administração postal, por isso com pesar deixou os correios e iniciou seu trabalho no comércio e depois como produtor rural=.

Atualmente a agência central é dirigida por Edson Silva Júnior (foto acima) e a Central de Distribuição por Marcelo, na foto abaixo com a equipe.

Se você sabe mais sobre a história dos Correios em Patrocínio (MG) e tiver fotos nos envie para o WhatsApp 34 99988-6569


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!