Erilda Marques Pereira da Rocha e Wellington dos Reis Silva, o Ton Carteiro, são os mais novos membros da Academia Araxaense de Letras (AALetras). Os escritores foram eleitos no sábado (15) durante uma assembleia e ocuparão duas cadeiras que estavam vagas.
O processo contou com sete candidatos e foi fiscalizado por uma comissão eleitoral que também realizou a apuração dos votos, obedecendo o critério de maioria absoluta, conforme determinam o Estatuto e o Regimento Interno da Academia. Antes da eleição, pela primeira vez, os candidatos passaram por uma sabatina, que destacou o nível altíssimo das candidaturas.
Para o presidente da AALetras, Luiz Humberto França, a entrada de dois novos escritores vem dar sequência ao processo de renovação iniciado na gestão da ex-presidente Cátia Lemos. “São novas ideias, empreendendo mais dinamismo à Academia, sem esquecer o aprendizado e o legado dos mais experientes da casa”, ressalta.
Os novos acadêmicos que ocuparão as cadeiras 18, que tem como patrono Gonçalves Dias e 24, patrono José de Alencar, tomarão posse no dia 15 de maio, data comemorativa do aniversário de 58 anos da Academia Araxaense de Letras.
Erilda Marques Pereira da Rocha
Possui um extenso currículo acadêmico, com quatro graduações e cinco especializações em diversas áreas. A escritora é ainda mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutora em Ciências pela Universidade de Franca. Professora, coordenou cursos, palestras e projetos de ensino e aprendizagem e tem artigos publicados em congressos nacionais e internacionais. Lançou recentemente o livro “Um Século de Histórias e Memórias - Araxá sob a ótica de antigos moradores”.
Erilda entende que no contexto contemporâneo se torna cada vez mais importante o movimento cultural e literário, bem como os projetos para a sociedade. “Com minha presença na Academia Araxaense de Letras espero atuar com amor, interesse, dedicação nas atividades literárias e ações sociais, para que cada vez mais aumente em todos o amor pelas letras, pela leitura, pelos livros. “
Wellington dos Reis Silva
Mais conhecido como Ton Carteiro, é técnico em Contabilidade e Ciências Contábeis e agente dos Correios desde 2002. Nos últimos anos ganhou notoriedade pelo trabalho ligado à literatura com forte participação em festivais e eventos literários, palestras e com seu podcast “Café com Ton”. Além de inúmeros poemas e crônicas publicados em jornais e revistas, irá lançar agora em 2023 a obra “Andanças”.
Para Ton, o ingresso na academia será um marco em sua carreira literária. “Minhas andanças literárias ganham um novo rumo, um novo norte. Também aumentam a responsabilidade e o amor à causa. Sabendo da capacidade dos mestres que tanto me inspiraram e incentivaram nesse caminho, agora é seguir seus passos”, diz.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!