Com informações e fotos da Agência Local de Comunicação Organizacional do 46º BPM
A Polícia Militar na quinta-feira, 30/01/25, deu continuidade à Operação Choque de Ordem. A ação teve como foco a área central da cidade e, especialmente, o entorno do Terminal Rodoviário e a Praça Santa Luzia, locais de grande circulação pública.
A operação contou com a participação da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Transportes. O trabalho envolveu abordagens a pessoas em atitudes suspeitas nas vias públicas e também em situação de rua, com o objetivo de combater a desordem e promover o apoio social.
Durante a operação, as equipes identificaram e proporcionaram suporte às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Durante a operação, 5 pessoas receberam passagens de ônibus para retornarem às suas cidades de origem.
A PM ressalta que, em janeiro de 2025, já foram emitidas 36 passagens para cidadãos em situação de vulnerabilidade retornarem para suas famílias, reforçando o compromisso da Polícia Militar e do Poder Público Municipal com a dignidade humana e o bem-estar social da comunidade.
Proporcionar às pessoas em situação de rua a oportunidade de retornar às suas cidades de origem é uma medida fundamental para garantir que recebam o apoio necessário de suas famílias e redes de suporte. Muitas vezes, pessoas em situação de vulnerabilidade enfrentam desafios relacionados à saúde, segurança e ao afastamento de suas comunidades, tornando o retorno para casa uma chance de reconstruir suas vidas com o auxílio de quem os conhece e pode oferecer suporte emocional e material. Além disso, essa ação contribui para a redução da vulnerabilidade social e facilita o encaminhamento para serviços de assistência social adequados em suas regiões de origem, promovendo uma reintegração mais eficaz e digna.