28 de Abril de 2025 às 10:13

Alerta sobre documentação: CAC é detido durante caça de javalis devido ao Cadastro Técnico Federal (CTF) do IBAMA estar vencido, o que configurou o porte ilegal de arma de fogo.

A arma de fogo e os cartuchos foram apreendidos.

Com informações e foto da Polícia Militar Ambiental.

Um produtor com documentação de CAC foi detido em sua propriedade, na caça para controle de javalis. devido o Cadastro Técnico Federal (CTF) do IBAMA estar vencido, o que configurou o porte ilegal de arma de fogo e serve de alerta para que todos mantenham a documentação em dia.

Segundo informações da assessoria de comunicação do 46° BPMº, a Polícia Militar do Meio Ambiente, durante patrulhamento no domingo, 27/04/2025, na Barra do Salitre, zona rural da cidade de Patrocínio, avistou um homem portando uma espingarda próximo a uma lavoura de café, ao passar por uma estrada vicinal.

Os militares realizaram a abordagem. O homem informou ser "CAC" (Caçador, Atirador e Colecionador) e que estava no local para caça e manejo de javalis em sua propriedade rural, com auxílio de cinco cães, portando uma espingarda calibre .12, carregada com quatro cartuchos.

Os policiais solicitaram os documentos necessários para o porte de arma de fogo e controle de javalis.

O abordado apresentou o Certificado de Registro de Arma de Fogo (CRAF) válido, o Certificado de Registro (CR) do Exército válido e a Guia de Tráfego Especial válida. Contudo, o Cadastro Técnico Federal (CTF) do IBAMA encontrava-se vencido e, em consulta ao sistema do IBAMA, verificou-se a ausência de regularização atualizada.

Diante da situação, configurou-se o porte ilegal de arma de fogo.

O suspeito, de 59 anos, foi preso em flagrante, informado de seus direitos constitucionais, encaminhado para atendimento médico e, posteriormente, conduzido ileso à Delegacia de Polícia Civil.

A arma de fogo e os cartuchos foram apreendidos.