12 de Dezembro de 2025 às 10:26

Alexandre Mendes do Valle toma posse como desembargador do TJMG

Durante sessão especial do Tribunal Pleno, outros cinco desembargadores receberam o Colar do Mérito Judiciário

Na sessão especial do Tribunal Pleno do TJMG foi empossado o desembargador Alexandre Magno Mendes do Valle e outorgado o Colar do Mérito Judiciário (Crédito: Euler Junior / TJMG)

O juiz Alexandre Magno Mendes do Valle é o mais novo desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Após ser promovido pelos 25 desembargadores que integram o Órgão Especial, na quarta-feira (10/12), o magistrado tomou posse nesta quinta-feira (11/12), em sessão especial do Tribunal Pleno do TJMG.

Titular do 5º cargo de juiz de 2º Grau, Alexandre Magno Mendes do Valle foi promovido por merecimento, em vaga decorrente da aposentadoria da desembargadora Maria Luíza de Marilac Alvarenga Araújo, e passa a integrar a 6ª Câmara Criminal da Corte mineira.

A solenidade de posse, conduzida pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, também foi marcada pela outorga do Colar do Mérito Judiciário, entregue ao novo desembargador e a desembargadores que foram empossados este ano.

Receberam a comenda, além do desembargador Alexandre Magno Mendes do Valle, os desembargadores Francisco Ricardo Sales Costa, empossado em 14/3; Luís Eduardo Alves Pifano, empossado em 26/6; Paulo Fernando Naves de Resende, empossado em 13/10; e Fabiana da Cunha Pasqua e Élito Batista de Almeida, empossados em 14/11.

Todos estavam acompanhados de familiares e amigos.

O Colar do Mérito Judiciário é a maior honraria do Poder Judiciário mineiro e concedida a desembargadores, personalidades e entidades que contribuem para o universo jurídico e para o Tribunal de Justiça.

O desembargador Alexandre Magno Mendes do Valle entrou no Auditório do Tribunal Pleno acompanhado dos desembargadores Narciso Alvarenga Monteiro de Castro, Magid Nauef Láuar e Wanderley Salgado de Paiva. Ele prestou o compromisso legal e recebeu a botoneira do TJMG das mãos do presidente Corrêa Junior.

O empossado estava acompanhado também de seu pai, José Pedro Mendes do Valle, sua mãe, Marisa do Valle, e sua esposa, Aparecida Mendes do Valle.
 

O presidente Corrêa Junior afirmou que todos do TJMG “somos um só corpo e aqui estamos para defender as prerrogativas do Poder Judiciário” (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Boas-vindas

Em seu pronunciamento, o presidente Corrêa Junior parabenizou o novo desembargador do TJMG e deu as boas-vindas:

“É uma grande honra presidir esta sessão especial do Tribunal Pleno para dar posse ao novo desembargador Alexandre Mendes do Valle, além de entregar o Colar do Mérito Judiciário a desembargadores que tomaram posse em um momento pretérito e que já estão atuando no Tribunal. Nós do Tribunal de Justiça somos um só corpo e aqui estamos para defender as prerrogativas do Poder Judiciário e para firmar a nossa obrigação de prestar um serviço de qualidade à população.”

Ele ressaltou que o novo desembargador chega ao Tribunal “após uma carreira de quase 30 anos dedicados ao Poder Judiciário, atuando em inúmeras comarcas do interior e na Capital, trazendo uma grande experiência profissional para a Corte”.

Ao final de seu pronunciamento, o presidente Corrêa Junior convocou os desembargadores que integram o Tribunal Pleno para as últimas sessões a serem realizadas em 2025:

“Estaremos reunidos presencialmente, no próximo dia 15, para votarmos emendas regimentais; e no dia 17, em sessão virtual, para votarmos a lista de juristas para integrar o Tribunal Regional Eleitoral.”

Colegiado

Em seu discurso, o desembargador Alexandre Magno Mendes do Valle falou sobre a posse:

“Foram 30 anos de carreira e chegar até aqui representa o coroamento de uma trajetória de vida e de trabalho. Agradeço a Deus, aos meus familiares e a colegas magistrados e servidores que sempre me apoiaram”.
 

O desembargador Alexandre Magno Mendes do Valle ressaltou que a posse coroa uma trajetória de vida e de trabalho (Crédito: Euler Junior / TJMG)

Sobre o fato de, na condição de desembargador, passar a julgar em colegiado, declarou:

“A magistratura é uma carreira maravilhosa, mas nos impõe desafios enormes no dia a dia. A experiência de trabalhar no colegiado representa outra dimensão da toga. Atuar em uma instância revisora é uma experiência positiva que oferece maior segurança ao jurisdicionado, uma vez que as decisões são tomadas em conjunto com outros magistrados.”

Trajetória

Natural de Belo Horizonte, o desembargador Alexandre Magno Mendes do Valle graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em 1992.

Fez especialização em Direito Público pela PUC Minas, em 2005. Foi também, professor de Direito da PUC Minas. O novo desembargador ingressou para a magistratura em 1996 e passou pelo Juizado Especial, São João Evangelista, Paracatu, Araguari, Belo Horizonte e Uberlândia, além de atuar como juiz de 2º Grau.

Mesa de honra

A mesa de honra da sessão especial foi composta pelo presidente Corrêa Júnior; pelo 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; pelo corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; pelos ex-presidentes do TJMG desembargadores José Arthur de Carvalho Pereira Filho e Pedro Bitencourt Marcondes; pelo superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Júlio César Lorens; pelo vice-presidente Administrativo da Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), desembargador Magid Nauef Láuar; pela presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; pelo sub-corregedor-geral do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), procurador de Justiça Marco Antônio Borges; e pelo advogado-geral-adjunto do Estado de Minas Gerais, Bruno Borges.

Fonte:  Dircom/TJMG


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!