PATROCÍNIO (MG) - Um segurança, de 46 anos, de uma fazenda foi baleado durante em uma possível tentativa de roubo no fim da noite dessa terça-feira (04/01), na região de Moreiras, em Patrocínio (MG).
De acordo com registro policial, a Sala de Operações do 46° BPM recebeu informações do gerente da fazenda, dando conta de que naquele local estaria em curso um roubo. Ainda que pelo menos três indivíduos estariam próximo de um barracão da propriedade, os quais estariam encapuzados e armados, na iminência de praticar um delito.
As informações foram colhidas pelos militares da sala de operações e imediatamente repassadas às equipes policiais. Rapidamente foi montada uma operação de cerco e bloqueio para checar a informação. Nas imediações da fazenda, na comunidade de Moreiras durante o cerco policial, os militares visualizaram um veículo Fiat/Uno que estava saindo da sede da fazenda e se deslocando sentido Santo Antônio da Bocaina, indo em direção às equipes.
O veículo se deslocava com os faróis acesos e ao se aproximar do local onde estavam os militares, em uma confluência na estrada (conhecido na região como pé de galinha), os faróis do veículo foram desligados e então os militares ouviram estampidos de disparos de arma de fogo, disparados em suas direções.
Ao ouvirem os disparos, visando resguardar suas integridades físicas, os revidaram à possibilidade de uma iminente e injusta agressão e efetuaram disparos na direção do veículo Fiat/Uno, ocorrendo uma intensa troca de tiros.
Posteriormente, o veículo realizou rapidamente uma manobra de conversão, retornando em direção à sede da fazenda. A guarnição perseguiu o veículo, que adentrou novamente à sede da fazenda e o seu condutor saiu de dentro do carro, momento em que os policiais verificaram que se tratava do segurança da propriedade, H.P.B., de 46 anos.
Questionado, o segurança relatou que foi até porteira da fazenda e efetuou disparos, com a pistola cal. 380, como forma de advertência aos possíveis infratores. Ainda segundo o segurança, estava ferido e precisava de ajuda. De imediato, os militares socorreram o segurança até o Pronto Socorro de Patrocínio. Apesar da quantidade de disparos, não houve feridos entre os policiais militares, bem como nenhuma das viaturas foi atingida.
O segurança chegou consciente no Pronto Socorro, foi avaliado pela equipe médica de plantão, ficando constado haver diversos hematomas em seu tórax, protegido pelo colete balístico; além de uma perfuração superficial em seu abdome e uma também superficial em suas costas; duas perfurações na cabeça, aparentemente também superficiais, com a presença de fragmentos de projéteis em seu couro cabeludo, os quais foram extraídos.
A perícia da Polícia Civil foi acionada, e ao comparecer encontrou no veículo um cartucho deflagrado de pistola .380 além de uma munição intacta do calibre .22.
Em conversa com o gerente da fazenda, este relatou aos militares que determinou ao segurança que fosse até um determinado local e efetuasse disparos de advertência, a fim de afugentar possíveis infratores no local.
Posteriormente, os três indivíduos visualizados câmeras da fazenda foram localizados em um veículo Fiat/Palio Weekend, de cor prata, placas de Belo Horizonte, sendo eles abordados próximo à região de Santa Luzia dos Barros, município de Patrocínio.
Os três suspeitos foram presos e encaminhados à delegacia de polícia para as demais providencias.
Segundo a PM, dois possuem passagens por roubos e um por tráfico de drogas.