VÍDEO: Prefeito Sergio Moreira De Oliveira Jr/Instagram
SANTA VITÓRIA (MG) — O prefeito de Santa Vitória, Sérgio Moreira (Solidariedade), usou suas redes sociais para alertar a população sobre os perigos da falsa couve, planta também conhecida como fumo bravo, que tem causado intoxicações graves. Até o momento, já foram confirmados sete casos no município, e autoridades suspeitam que muitas famílias cultivem a planta em casa, sem conhecer sua toxicidade.
Em vídeo divulgado, o prefeito destacou a gravidade dos casos e pediu que os moradores evitem o consumo e o cultivo da falsa couve, seja como alimento ou chá.
Segundo ele, a planta pode causar sintomas como náuseas, vômitos, confusão mental e até parada cardiorrespiratória, podendo levar à morte.
“Evitem o consumo ou o cultivo. Não façam a ingestão dessa planta. Há risco de intoxicação grave e até de morte! Agradeço à equipe do Pronto Atendimento Municipal, que agiu rapidamente e salvou todas as vítimas até agora”, disse Sérgio Moreira.
O prefeito ainda relatou sobre o caso de Patrocínio (MG) que quatro adultos foram vítimas de intoxicação. LEIA AQUI
Dois servidores públicos municipais de Santa Vitória também foram afetados, mas receberam atendimento a tempo e não tiveram evolução para quadros críticos.
Um caso grave relacionado à intoxicação pela falsa couve também foi registrado em Patrocínio, na zona rural próxima à BR-365, no dia 8 de outubro. Quatro pessoas passaram mal após consumir a planta venenosa, confundida com couve comum.
Segundo boletim médico da Secretaria Municipal de Saúde, Claviana Nunes da Silva, de 37 anos, natural de Patos de Minas, não resistiu e faleceu após seis dias internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Patrocínio. Outros pacientes continuam internados: um idoso de 64 anos recebeu alta da UTI e está em recuperação na enfermaria, enquanto um paciente de 60 anos permanece em estado grave na UTI, intubado e sob ventilação mecânica.
Outro idoso de 67 anos já recebeu alta e está em casa com a família.
A Secretaria de Saúde reforça que os familiares estão cientes da gravidade dos quadros clínicos.
Autoridades de saúde e o prefeito Sérgio Moreira pedem que a população fique atenta e elimine qualquer planta suspeita de falsa couve de suas casas e propriedades. O objetivo é evitar novos casos de intoxicação e garantir a segurança de toda a comunidade.
NOTÍCIAS RELACIONADAS