19 de Fevereiro de 2026 às 14:23

Até quando tereis um coração endurecido?”: Rebanhão é encerrado com Missa, adoração, show, coroação a Nossa Senhora e chamado à conversão

Queda de energia não interrompeu pregação, e participantes se aproximaram do altar e intensificaram o momento de oração.

Foi encerrada com sucesso, após quatro dias de muita oração, louvor e animação, a 31ª edição do Rebanhão 2026, que teve como tema: “É Ele quem dá a todos a vida” (Atos 17,25b). O retiro teve seu encerramento na última terça-feira, 17/2, e foi realizado no período de Carnaval, no Parque de Exposições.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

O retiro que foi encerrado com chave de ouro, contou com a participação de famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Durante o evento, houve confissões atendidas por dois sacerdotes na Arena do Cerrado.

O último dia do Rebanhão, na terça-feira, 17/2/26, começou com a animação do Ministério Castellos.

Após, houve a pregação com o diácono permanente João Vitor Mariano, com o tema: “Por isso, Deus os deixará até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz”.

Durante a pregação, acabou a energia de toda a cidade, e a pregação seguiu normalmente, chamando os participantes para mais perto e começando a rezar. Durante a pregação, ocorreu o Rebainho.

Após, houve o Terço Mariano, coordenado pelo Grupo de Oração.

Antes, aconteceu a homenagem e a coroação a Nossa Senhora Aparecida, feita pelo EJC Exército de Cristo.

Em seguida, aconteceu a Santa Missa e a tradicional Noite dos Impossíveis, presidida pelo pároco da Paróquia Santa Terezinha, padre Marcelo Marins, e contou com a participação do diácono permanente José Marcelo, seminaristas, ministros, acólitos, coroinhas e leitores.

As leituras do dia foram: Carta de São Tiago 1,12-18 e o Evangelho de São Marcos 8,14-21.

Em sua homilia, o padre Marcelo Marins destacou que, muitas vezes, as pessoas vão à missa e, ao invés de prestar atenção na Palavra, ficam conversando e não prestam atenção na celebração.

“Até quando você vai ter um coração endurecido? Gente que comunga e vai para o lugar e nem reza um Pai-Nosso, começa a conversar. Começa a mexer no celular, mandar mensagem. Até quando tereis um coração endurecido? É isso que Jesus pergunta.

Será que, então, hoje, neste último dia, Jesus não pede para nós uma conversão mais radical? Mais profunda, mais verdadeira? Será que Ele não está querendo que este Rebanhão seja divisor de águas na nossa vida? Será que Ele não quer que este Rebanhão marque a sua vida, para que você diga: ‘O Rebanhão de 2026 mudou a minha vida para sempre. Eu me tornei mais católico. Foi aquela missa, foi aquele momento com Jesus. Meus olhos se abriram e meu coração também. Deus tirou o coração de pedra e colocou um coração de carne’.

Será que não está na hora? Não está passando da hora de a gente mudar? Que linda a juventude reunida cantando músicas de Deus. Mas, amanhã, quando voltar para casa, vai escutar trap e funk, coisas que não falam de Deus. Podem até falar de Deus, mas não motivam à conversão.

Vocês estão entendendo? Voltam para casa e vão escutar as mesmas músicas indecentes, que fazem apologia ao pecado e ao crime. E as drogas? Estou mentindo? Não vão ouvir os traps que escutam na rua? Podem até falar de Deus, mas de Deus não têm nada.

Por que não ouvir músicas católicas? Por que não ouvir um Colo de Deus, a banda Alfa e Ômega, que está no Spotify também? Por que não ouvir essas músicas católicas? Frei Gilson, Tony Allysson, Shalom, Thiago Brado?

Acho interessante que, na época do Rebanhão, a gente atualiza as músicas católicas e vê que pode ir muito mais além do que essas músicas que ficam perturbando o seu espírito e a sua cabeça.

Agora, não basta. Não adianta nada você vir ao Rebanhão, cantar e louvar, mas amanhã estar ouvindo funk. Cadê a mudança? Cadê a conversão? Será que você ainda não percebeu que essas músicas são incompatíveis com a tua fé? Até quando você vai ter um coração endurecido?”

O sacerdote consagrou a Eucaristia.

Os fiéis comungaram o Corpo de Cristo.

Depois, tiveram um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, com muita entrega e devoção. Vivenciaram momentos de intensa oração, aproximando-se do Santíssimo Sacramento e tendo experiências únicas.

Ao final do evento, Gilson, coordenador do Rebanhão, fez diversos agradecimentos. Ele destacou o envolvimento de Deus em todos os momentos do retiro, agradeceu aos padres, ao diácono José Marcelo, aos patrocinadores e a todos que ajudaram direta e indiretamente na realização do evento. Também manifestou gratidão à Prefeitura e à Casa da Cultura pelo apoio.

Um ponto positivo do evento foram as arrecadações realizadas durante as gincanas, nas quais os adolescentes dos EACs São Geraldo, Nossa Senhora de Fátima, EAC Santa Terezinha e EJC Exercito de Cristo saíram pelas ruas, de casa em casa, e arrecadaram 9 toneladas de alimentos para doação.

Essa arrecadação fez parte da Gincana, que teve como vencedor o EAC Santa Terezinha (Alfaces); em segundo lugar, o EAC São Geraldo; em terceiro lugar, o EAC Nossa Senhora de Fátima; e o EJC Exército de Cristo.