22 de Dezembro de 2023 às 10:19

ATUALIZADAS: Confira os nomes dos alunos de Patrocínio que se destacaram na OBMEP 2023 a nível regional

Nenhum aluno de Patrocínio obteve medalhas a nível nacional em 2023

Fonte: OBMEP com Patrocínio Online 

A OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) divulgou, na quarta-feira, 20/12, a lista de premiados de sua 18ª edição. Neste ano, a olimpíada reuniu mais de 18,3 milhões de alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Realizada pelo IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), a iniciativa é a maior competição científica do país e alcançou 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 55 mil escolas nesta edição.

Em 2023, nenhum aluno da cidade de Patrocínio obteve medalhas a nível nacional, seja Ouro, Prata ou Bronze. Em 2022, dois alunos da rede pública conquistaram bronze. LEIA AQUI

No entanto, em 2023, a nível regional, 10 alunos de escolas públicas e privadas receberam Prata e Bronze, sendo 1 Prata e 9 Bronze nos níveis 1, 2 e 3. Além disso, 36 alunos receberam Menções Honrosas no cenário nacional, nos níveis 1, 2 e 3, representando tanto escolas públicas quanto privadas, com 31 menções para as escolas públicas e 5 para as privadas.

Os alunos que se destacaram a nível regional e ganharam medalhas foram:

Bronze Nível 1: Helena Lima Camarota do Colégio Educacional ABC Anglo, Fabio Antônio Nunes da Escola Estadual Odilon Behrens, 

Bronze Nível 2: Ana Carolina Miranda Bambini do Colégio Atenas, Geovana da Silva Pedrosa e Youssef Ismail Ribeiro Jadallah da Escola Estadual Irmã Gislene, Pietro Lima Silva e Suellen Evangelista Silva Santos da Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves - CAIC e Jonas Aparecido Brito do Colégio Municipal Professor Olímpio dos Santos.

Prata Nível 3: Enzo Parreira Borges Lima do Colégio Educacional ABC Anglo

Bronze Nível 3: Gustavo Antônio Ribeiro Dos Reis IFTM - Campus Patrocínio, Isabela Dias Teófilo Tavares e Maria Rita Vieira Souza do Colégio Educacional ABC Anglo.

As escolas da rede pública que tiveram alunos com menções honrosas nos níveis 1, 2 e 3 foram: Colégio Professor Olímpio dos Santos, Escola Estadual Irmã Gislene, Escola Estadual Odilon Behrens, Escola Municipal Maria Isabel Queiroz Alves – CAIC, Escola Estadual Coronel Elmiro Alves Do Nascimento, Escola Estadual Professora Ormy Araujo Amaral, Escola Estadual Joaquim Dias, Escola Estadual Terezinha Moreira Marra e o IFTM - Campus Patrocínio.

As escolas da rede privada que tiveram alunos com menções honrosas nos níveis 1, 2 e 3 foram: Colégio Educacional ABC Anglo e o Colégio Atenas.

Confira a lista de premiados no site.

Uma novidade da 18ª edição foi o aumento no número de premiados. A nível nacional, serão distribuídas 8,4 mil medalhas (650 ouros, 1.950 pratas e 5.850 bronzes), além de 51 mil menções honrosas. A olimpíada premia separadamente escolas públicas e particulares e, este ano, dobrou o número de premiações das instituições privadas. Também serão distribuídas ao menos outras 20,5 mil medalhas estaduais.

Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação que se destacaram pelo desempenho dos alunos também serão agraciados. As cerimônias de premiação da 18ª OBMEP acontecerão em data a ser definida no próximo ano.

Os medalhistas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para o seu desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300 para integrarem o programa. O valor dessa bolsa concedida pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) foi reajustado em 200% neste ano.

IMPA Tech

Conforme anunciado pelo IMPA, medalhas no Nível 3 (Ensino Médio) na OBMEP e outras quatro olimpíadas de conhecimento qualificam a concorrer a uma vaga no IMPA Tech – primeiro curso de graduação do instituto. As inscrições para o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação estão abertas até 28 de dezembro em impatech.impa.br. O curso será uma qualificação de excelência para os estudantes entrarem de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O processo seletivo destina 20% das vagas para alunos com ótimo desempenho na prova de Matemática do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Acesse aqui o edital.

Sobre a OBMEP

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a OBMEP é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a competição contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina.

A olimpíada também visa a contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, permitindo que um maior número de alunos brasileiros tenha acesso a material didático de qualidade.