Este estilo está presente em vários setores no cotidiano da vida moderna. Na arte, na moda, no design, na maneira como consumimos, e principalmente, na arquitetura. A expressão menos é mais nunca foi tão adequada quanto nos tempos modernos.
Pensando em um ambiente clean e sofisticado, o estilo se tornou tendência nas últimas décadas. Este estilo ganhou força após a II Guerra Mundial, com arquitetos usando uma linguagem de clareza e depuração da arquitetura, com a ausëncia de ornamentos, e favorecimento das formas geométricas. Cores neutras, móveis com design anguloso e simples, valorização da modernidade e tecnologia são os atributos que caracterizam o minimalismo.
O estilo compõe uma mistura de influências, traços da cultura escandinava com linhas simples e cores neutras, aspectos da tradição que mantém apenas objetos práticos e sem ostentação, espaços amplos com apenas o essencial, sem exageros.
A ideia do menos é mais veio contrapor os estilos que estavam em alta na época: o clássico e o romântico. O estilo minimalista busca a praticidade além da beleza e oferece um espaço zen e equilibrado em meio ao caos do cotidiano moderno.