A Diocese de Patos de Minas, através do seu Bispo Diocesano, Dom Cláudio Nori Sturn, publicou nota oficial na manhã desta sexta-feira 19/03, sobre prevenção em virtude da pandemia do Coronavírus.
As celebrações sem os fiéis após 1 mês suspensas retornam, e o bispo faz aconselhamentos aos padres e aos fiéis de algumas atitudes preventivas.
Os Sacramentos do Matrimonio e Batismo estão suspensos. Um bebê, criança ou pessoa só será batizada em casos urgentes.
As atividades pastorais continuaram de forma virtual;
E o bispo ressalta o uso de forma permanente a máscara, proceder a higienização das mãos e não deixar de tomar a vacina quando for oportunizada.
O bispo iniciou a nota:
“Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração.” Rm 12, 11-12
É notório que há mais de um ano enfrentamos a pandemia do Coronavírus (COVID-19). Toda a sociedade em seus diversos setores foi afetada. Quanto à saúde, o estado de Minas Gerais enfrenta atualmente uma difícil realidade sanitária com sinais de hospitais em colapso. Por sua vez, o setor econômico clama pela abertura dos comércios de modo a permitir que não falte pão aos inúmeros trabalhadores que deles dependem.
Soma-se a tudo isso o negacionismo de muitos e o mau exemplo dado por alguns dos nossos representantes políticos.
A Igreja Particular da Diocese de Patos de Minas, em todo esse tempo de pandemia, aceitou as restrições impostas pelo poder público, tendo por vezes se antecipado na prevenção de modo a evitar a propagação do vírus e continuará contribuindo para preservação das vidas.
Todavia, após a suspensão das atividades religiosas, principalmente com a proibição da participação do povo nas Celebrações Eucarísticas e o fechamento das Igrejas para orações individuais, ficou evidenciado junto às comunidades eclesiais, o importante papel da religião para o conforto espiritual e o poder da fé na superação destes tempos de adversidades.
Ressaltamos que o Povo de Deus sempre se esforçou e continua se esforçando para se adaptar às medidas de prevenção sanitária e, nesta oportunidade, reiteramos a necessidade de se ficar o quanto possível em casa, manter o distanciamento social, usar de forma permanente a máscara, proceder a higienização das mãos e não deixar de tomar a vacina quando for oportunizada.
Dessa forma, após ponderadas as questões acima suscitadas, ouvido o Conselho Presbiteral, estabelecemos que:
1. Ficam permitidas as Celebrações Eucarísticas com a presença de fiéis, em toda extensão territorial da Diocese de Patos de Minas, devendo haver o cumprimento rigoroso do protocolo do Plano Estadual Minas Consciente, juntamente com os Decretos Municipais;
2: As Celebrações Eucarísticas sejam breves e não ultrapassem uma hora de duração;
3. Permanece suspensa a administração dos Sacramentos do Matrimônio e do Batismo, salvo em casos urgentes;
4. As Igrejas permanecerão abertas para oração individual devendo sempre ser tomado o cuidado de se manter o ambiente arejado e higienizado, utilizando-se da prudência para que não haja aglomeração de fiéis em seu interior, como orienta as autoridades competentes;
As atividades pastorais, quando possível, sejam realizadas de forma virtual;
6. Os Escritórios Paroquiais e a Mitra Diocesana de Patos de Minas permaneçam abertos, podendo ser realizado atendimento individual;
As orientações relativas à Semana Santa serão divulgadas em tempo oportuno;
Exortamos a todos os fiéis que pratiquem orações em suas casas, junto às suas famílias e tenham a certeza de que Deus em sua infinita misericórdia nos socorrerá em meio às tribulações.
Estas orientações entram em vigor na data de sua publicação e são passíveis de serem revistas a qualquer momento.
Coloquemo-nos sobre a especial proteção de Nossa Senhora da Abadia e peçamos pela intercessão de São José.
Patos de Minas, 19 de março de 2021, Solenidade de São José, Esposo Bem- Aventurado da Virgem Maria, Padroeiro Universal da Igreja.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!