Quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (o BPC/LOAS) e teve o pagamento bloqueado por motivos de desatualização dos dados na plataforma, entre outros, acompanhe a matéria de hoje e saiba como regularizar a situação para voltar a receber o benefício.
A seguir, explicaremos todas as medidas que o beneficiário deve tomar para restabelecer o pagamento do seu benefício assistencial.
Pessoas que recebem o BPC e não estão inscritas no Cadastro Único (conhecido como CadÚnico) ou que não atualizaram seus dados nos últimos 48 meses, precisam regularizar a situação.
Essa atualização pode ser feita no Centro de Referência e Assistência Social (o CRAS) do seu município, ou mais próximo de sua residência.
Segundo o Ministério de Desenvolvimento Social, até outubro do ano de 2023, “entre as 505 mil pessoas que precisam regularizar o cadastro, 200 mil já fizeram a inscrição e atualizaram seus dados, enquanto 305 mil ainda precisam comparecer ao CRAS”. Portanto, se os dados não forem atualizados, o BPC será bloqueado. AINDA MUITAS SÃO AS PESSOAS QUE ESTÃO CORRENDO O RISCO DE TEREM SEUS PAGAMENTOS BLOQUEADOS!!!
De acordo com o INSS, os beneficiários que não atualizaram os dados há mais de 48 meses são notificados. Ainda segundo o instituto, “de 640.686 pessoas que precisam se atualizar, apenas 71.237 tomaram conhecimento da notificação. Já 73.197 atualizaram seus dados espontaneamente, mas 517.571 ainda não atenderam a notificação”. Esses beneficiários também correm o risco de ter o benefício bloqueado.
Para saber se você precisa se cadastrar ou atualizar seus dados no CadÚnico, neste site é possível fazer a consulta sem login e senha:
https://cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaCpf
Lembre-se: Todas as pessoas que recebem o Benefício Assistencial (também conhecido como BPC ou LOAS), precisam atualizar o cadastro único de 2 em 2 anos. Se extrapolar esse período sem atualização, seu benefício pode ser bloqueado e o pagamento suspenso.
Caso o pagamento do BPC seja bloqueado por falta de atualização no Cadastro Único, é possível regularizar a situação ligando para a Central de Atendimento no telefone 135 ou indo diretamente ao CRAS com os documentos pessoais.
Após a regularização, o benefício será desbloqueado em até 72 horas, desde que a atualização seja feita dentro dos prazos estabelecidos (45 a 90 dias, dependendo da localidade).
Mas se mesmo com a atualização do Cadastro Único o benefício não for desbloqueado e o pagamento restabelecido, procure imediatamente uma advogada especialista em benefícios do INSS e da sua confiança, pois o benefício pode ter sido suspenso por algum outro motivo que dependa de uma defesa jurídica técnica com análise do requisitos a serem cumpridos.
Não haja sozinho, esteja sempre acompanhado por uma advogada especialista no assunto e garanta que seus direitos sejam respeitados.
Espero ter contribuído com mais estas informações.
Um forte abraço e até a próxima.