Super Taça Minas Gerais de Voleibol Sicoob Aracoop de Base é oficialmente aberta em Patrocínio com delegações de mais de 25 cidades.

16 de Outubro de 2025 às 17:51

Teve início na última quarta-feira 15/10, no Catiguá Tênis Clube, em Patrocínio, a 1ª Super Taça Minas Gerais de Voleibol Sicoob Aracoop de Base. A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades municipais, esportivas,banda de música Abel Ferreira marcando o início de uma competição que promete movimentar o cenário esportivo da região até o próximo sábado (19).

Estiveram presentes no evento o vice-prefeito Máurio Cunha, representando o prefeito Gustavo Brasileiro; o presidente da Câmara Municipal, vereador Nikolas Elias; o coordenador da Secretaria Municipal de Esportes, professor Polidoro Camilo; além do presidente da Federação Mineira de Voleibol (FMV), Wesley Lucas dentre outras autoridades.

Organizada pela Assessoria Regional de Voleibol do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas (AR-1), a competição conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Patrocínio e da própria Federação Mineira de Voleibol. As partidas são disputadas em três locais da cidade: Catiguá Tênis Clube, Poliesportivo São Vicente e Patrocínio Tênis Clube, nas categorias Sub-15 Feminino, Sub-17 Masculino e Sub-19 Masculino.

Durante os cinco dias de evento, Patrocínio recebe delegações de mais de 25 municípios, incluindo cidades como Uberlândia, Araguari, Brasília, Itabirito, Monte Azul, Piumhi, Itapagipe, Carmo do Paranaíba e Rio Paranaíba, entre outras.

Além das disputas em quadra, a Super Taça tem como proposta fortalecer o intercâmbio esportivo entre jovens atletas e estimular a formação de base no voleibol mineiro, promovendo integração social, disciplina e trabalho em equipe.

Durante a entrevista, o vice-prefeito Máurio Cunha destacou o orgulho da cidade em receber um evento dessa magnitude: “Essas caravanas que vêm de várias cidades mostram como o vôlei está crescendo. É um orgulho para Patrocínio poder recepcionar toda essa comunidade esportiva. Parabenizo todos os organizadores e a Federação Mineira de Vôlei, em nome do presidente Wesley Lucas. A Secretaria de Esportes tem apoiado todas as modalidades, e o vôlei é uma delas. Daremos total apoio ao esporte em nossa cidade”, afirmou Cunha.

Já o presidente da Federação Mineira de Voleibol, Wesley Lucas, reforçou a importância do esporte como ferramenta de transformação social: “Quero agradecer à cidade de Patrocínio, à Prefeitura, à Câmara de Vereadores e à nossa Superintendência Regional, que está à frente da organização. O esporte salva vidas. Uma mãe ou um pai que leva seu filho a um ambiente esportivo evita, muitas vezes, que ele tenha contato com o mundo das drogas ou da violência. O esporte ensina valores como disciplina, trabalho em equipe e resiliência. São esses pilares que mudam vidas”, disse Wesley.

O coordenador da Secretaria de Esportes, professor Polidoro Camilo, também elogiou a estrutura e a organização do torneio: “Estamos aqui hoje com representantes de 27 cidades, e isso reforça o compromisso da gestão municipal com a difusão e a massificação do esporte. É com ações assim que alcançamos nossos jovens, com projetos como as escolinhas de vôlei, futsal e futebol. Aproveito também para deixar uma homenagem especial a todos os professores pelo seu dia”, declarou.

Logo após a cerimônia de abertura, o time Sub-15 Feminino do Catiguá entrou em quadra e venceu sua partida de estreia, jogando em casa diante da torcida. A equipe começou bem na competição, mostrando equilíbrio e organização dentro de quadra.

A expectativa é de que mais de 600 atletas passem por Patrocínio durante os cinco dias de competição, consolidando a cidade como referência no esporte de base em Minas Gerais.