A Triunfo Concebra e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) liberaram no final da tarde de ontem (05) a obra da BR-262, km 388, em Florestal. Com a conclusão, a pista leste (sentido Triângulo Mineiro a Belo Horizonte) foi novamente liberada ao tráfego, proporcionando mais conforto e segurança aos motoristas.
A obra emergencial foi necessária devido aos danos causados pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Minas Gerais no início de 2022. A complexidade do projeto se deu pela implantação de contenções com estacas escavadas e pelo uso de um muro conhecido como TerraMesh, o que permitiu a escavação e a recomposição de todo o terrapleno e corpo estradal. A etapa final ficou a cargo da pavimentação, drenagem superficial, implantação de defensas metálicas e sinalização horizontal e vertical.
O gerente geral da Triunfo Concebra, Keller Rodrigues, explica a complexidade da obra: "Foram feitas contenções iniciais para garantir a segurança e estabilidade da pista oeste, que operou em mão dupla, permitindo a circulação no trecho. Em seguida, iniciaram-se as escavações com a retirada de quase 3 mil caminhões para aterro", relata. Na etapa seguinte, foi construída outra contenção a mais de 20 metros abaixo da pista em operação para, em seguida, iniciar o reaterro, com camadas compactadas a cada 20 centímetros aproximadamente, seguindo todas as normativas técnicas vigentes para obras dessa natureza no Brasil.
Durante toda a obra, houve acompanhamento técnico integral com ensaios de laboratório, a fim de atestar a regularidade e o cumprimento dos projetos e técnicas de engenharia rodoviária em cada etapa. Mais de 100 profissionais diretos e indiretos dedicaram-se às diversas etapas. Vale reforçar que este é o último ponto de interdição parcial de tráfego dos cinco no trecho da Concebra, causado pelas fortes chuvas em Minas Gerais.