18 de Setembro de 2020 às 08:17

Café e dólar em baixa nesta quinta-feira e com previsão de chuvas

Boletim diário Expocaccer

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta quinta-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em baixa, cotado à 118,00 cents/lb (-185 pontos/-1,54%) no vencimento dezembro/20, com suporte na valorização do dólar em parte do pregão de hoje.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 116.27 e posteriormente em 114.53. Já resistências vistas em 119.62 e 121.23.

De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva retorna às áreas de café da Mogiana, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais e sul do Espírito Santo nos próximos dias. O acumulado previsto entre o domingo e a terça-feira da semana que vem passa dos 30mm no sul de Minas Gerais e oscila entre 15mm e 30mm na Mogiana, Zona da Mata e sul do Espírito Santo. Outro episódio de chuva mais fraco acontecerá sobre a Mogiana, Sul e Zona da Mata de Minas Gerais e sul do Espírito Santo a partir de 27 de setembro. Neste período, até 01º de outubro, a precipitação mais intensa acontecerá sobre o Paraná e Alta Paulista. No Paraná, o acumulado alcançará 30mm. Nos próximos 15 dias, também há previsão de chuva no Cerrado, norte do Espírito Santo e sul da Bahia, mas com menor acumulado.

DÓLAR

-- O dólar comercial fechou em baixa no dia de hoje, cotado à R$5,2320 (-0,15%), um dia após o Banco Central decidir interromper o ciclo de cortes e manter taxa básica de juros da economia em 2% ao ano, conforme o esperado, enquanto uma mensagem decepcionante do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) abalou o apetite por risco no exterior.

No exterior, o número de norte-americanos que entraram com novos pedidos de auxílio-desemprego caiu na semana passada, mas permaneceu em níveis extremamente altos uma vez que a recuperação do mercado de trabalho desacelera e os gastos dos consumidores enfraquecem em meio ao fim do estímulo fiscal.

Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego totalizaram 860 mil em dado ajustado sazonalmente para a semana encerrada em 12 de setembro, contra 893 mil na semana anterior, segundo informou nesta quinta o Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Na véspera, o Federal Reserve decidiu manter manteve as taxas de juros entre 0 e 0,25% e divulgou um plano de estímulo aquém do esperado.

Em entrevista à imprensa na quarta-feira, o chair do Fed, Jerome Powell, indicou um longo caminho até o "emprego máximo" e disse que o banco central dos EUA está limitado em sua capacidade de lidar com algumas das diferenças em torno do crescimento dos salários e da participação na força de trabalho.

A economista-chefe do Banco Mundial, Carmen Reinhart, alertou nesta quinta-feira que uma recuperação completa da econômica global diante da crise provocada pela pandemia de coronavírus pode levar até cinco anos.

Por aqui, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) manteve na véspera a taxa básica de juros em 2% ao ano, conforme o esperado. No comunicado da reunião desta quarta-feira, os integrantes do Copom apontaram que a inflação deve aumentar no curto prazo, mas ponderaram que a alta do preço dos alimentos é temporária.

Italo Henrique Expocaccer / Departamento Comercial


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!