INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER
CAFÉ
Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 119,55 cents/lb (+25 pontos) no vencimento maio/20, em um dia de pouca liquidez.
Importadores de café em vários países consumidores de grande porte estão fazendo reservas, levando até um mês antes de seus pedidos para evitar possíveis interrupções no caso de uma interrupção nas cadeias de suprimentos diante do cenário de uma nova pandemia de coronavírus.
Com medidas de contenção em vigor em muitos países para tentar conter a disseminação do vírus, as cadeias de suprimentos são penalizadas por restrições ao comércio internacional e à quarentena, que contribuem para o declínio da carga aérea, bem como transporte terrestre e marítimo.
Ao contrário de muitas matérias-primas, o café tem visto seus preços subirem, diante do cenário de forte demanda e oferta prevista, o declínio já em andamento deve piorar com a disseminação do vírus.
Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 117.17 e posteriormente em 114.78. Já resistências vistas em 121.17 e 122.78.
De acordo com a Somar Meteorologia, por causa do calor da tarde e a presença de áreas de instabilidade, ocorrem pancadas de chuva entre o interior paulista e o centro sul de Minas Gerais. A partir do meio da semana a chuva deve ganhar força na Região Sul por causa do avanço de uma frente fria e na sexta-feira este novo sistema poderá provocar chuva forte também entre São Paulo e Minas Gerais.
DÓLAR
O dólar comercial fechou em alta no dia de hoje, cotado à R$5,1990 (+0,34%), chegando a ultrapassar R$ 5,20 na máxima da sessão, com os investidores avaliando o impacto de enormes esforços oficiais de estímulo contra o fechamento de quase total das cadeias de suprimentos globais devido à pandemia de coronavírus.
Pela manhã, houve uma melhora pontual do câmbio após o Federal Reserve (Fed) estabelecer um novo mecanismo temporário de recompra (repo) com bancos centrais estrangeiros.
O Fed anunciou o estabelecimento de um mecanismo temporário de repo facility com outros bancos centrais com a intenção de “ajudar a apoiar o bom funcionamento dos mercados financeiros, incluindo o mercado de Treasuries, e assim manter o fornecimento de crédito às empresas e famílias americanas”, destaca o Valor Online.
O ambiente nos mercados acionários globais é de aversão a risco, tendo em vista que, apesar da recuperação da atividade econômica chinesa, as principais economias do Ocidente continuam em “lockdown” por tempo indeterminado. Por isso a demanda por dólar permanece firme. Embora a China esteja dando sinais de retomada, não sabemos por quanto tempo o isolamento irá continuar nas economias centrais.
Atenciosamente,
Italo Henrique.
Expocaccer / Departamento Comercial
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!