26 de Agosto de 2020 às 09:25

Café em alta e dólar em baixa na terça-feira, 25/08

Saiba detalhes do mercado

INFORMATIVO DIÁRIO - EXPOCACCER

CAFÉ

-- Nesta terça-feira, a cotação do arábica na ICE encerrou o dia em alta, cotado à 122,95 cents/lb (+ 280 pontos) no vencimento dezembro/20.

O mercado futuro do café arábica finalizou as cotações desta terça-feira (25) com valorização acima dos 200 pontos para os principais contratos na Bolsa de Nova York (ICE Future US). Analista de mercado destaca que a baixa nos estoques monitoradores da ICE têm refletido diretamente no mercado, contribuindo para altas mais expressivas neste início de semana. 

Dezembro/20 registrou alta de 280 pontos, valendo 122,95 cents/lbp, março/21 registrou valorização de 260 pontos, negociado por 124,45 cents/lbp e maio/21 subiu 260 pontos, valendo 125,30 cents/lbp. 

Apesar do Sudeste do Brasil, mais precisamente o sul de Minas Gerais ser reconhecido como maior área de produção de café do país, a implementação do café tipo conilon no Oeste de São Paulo tem chamado atenção de pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologias dos Agronegócios (APTA). O projeto já tem 12 anos de andamento e após aperfeiçoar os clones que melhor se adaptaram na região, a produtividade média por hectare já chega a 70 sacas por hectare. Ou seja, o Conilon no Oeste Paulista, através da pesquisa, tem demonstrado bons resultados para produtividade, localização e clima na região.

Com atuação no Espírito Santo e na Bahia, a Cooabriel registrou uma queda de 15% nas entregas do café canéfora (conilon) em 2020, quando comparado com o ano passado. Com a colheita finalizada, a cooperativa, que tem sede em São Gabriel da Palha (ES), havia recebido, até a última sexta-feira (21), 1.444 milhão de sacas de 60 kg em seus armazéns nos dois estados.

Segundo a cooperativa, a queda no recebimento ocorre na esteira de uma quebra de safra que já era esperada. A Cooabriel reiterou previsão de que a quebra de produção no Espírito Santo, maior produtor de canéfora, gira em torno de 30% em relação à safra 2019.

Tecnicamente, os principais pontos de suporte no arábica são observados em 119.85 e posteriormente em 116.75. Já resistências vistas em 125.50 e 128.05.

De acordo com a Somar Meteorologia, após a passagem de uma frente fria, o tempo seco predomina em boa parte das áreas de café nesta semana. Somente entre o Espírito Santo e sul da Bahia, a chuva retornará a partir da quinta-feira com acumulado entre 5mm e 10mm em três dias. A temperatura permanecerá mais baixa que o normal na Região Sudeste, mas não há previsão de geadas.

DÓLAR

O dólar comercial fechou hoje em baixa, cotado à R$5,5290 (- 1,25%).

Segundo recuo seguido. Ontem (24) a moeda norte-americana se desvalorizou 0,23%, negociada por R$ 5,5940. O Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em queda de 0,18%, a 102.117,64 pontos, após uma sequência de três altas. Ontem, o índice registrou alta de 0,77%.

No noticiário doméstico, o foco continua na situação das contas públicas, em meio a temores de que os gastos extraordinários, provocados pela pandemia, prejudiquem a agenda de controle de gastos. Havia a expectativa de que o governo lançasse hoje uma série de medidas, conforme anunciado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na semana passada, mas o pacote foi apresentado a Bolsonaro ontem e, diante de divergências, o presidente decidiu cancelar os anúncios previstos por Guedes.

No exterior, investidores monitoraram o noticiário sobre potenciais vacinas para a covid-19 e sobre o acordo comercial entre Estados Unidos e China. Depois de vários conflitos diplomáticos entre as duas maiores economias do mundo nos últimos meses, autoridades comerciais dos EUA e da China reafirmaram seu compromisso com o acordo alcançado no início do ano, tranquilizando investidores de todo o mundo.

Claudio Castello Branco Ribeiro Filho.


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!