25 de Outubro de 2022 às 11:06

Carta aberta à deputada Maria Clara Marra (Milton Magalhães)

-

Aqui com os meus botões, imaginando, que vocativo usar. Sou três anos mais velho do que seu pai, (mas ele de lá anda pintando cabelo rsr). O nobre cargo que a partir de 1.º de fevereiro de 2023, passará a ocupar, nos pede toda reverência. Excelentíssima Senhora Deputada Estadual, Maria Clara Marra e ninguém tasca.

Jamais perca a humildade, mas chegou lá com méritos, jamais aceite desrespeito.

Isto posto, peço vênia, para, com todo respeito, chamá-la, aqui, apenas pelo vocativo de conterrânea, amiga.

Embora, a bem da verdade, ainda não somos amigos. Correu a campanha eleitoral e nossos caminhos não se cruzaram. Desculpe minha sinceridade, mas a princípio, não fiz nenhuma questão desse encontro. Pensei, “lá vem mais uma esquerdista, papagaiando frases feitas”. Pra mim era somente a filha do prefeito.

E assim, fiquei de longe, longe observando. Analisando o conteúdo de sua fala. Suas exposições de ideias. Notei a sinceridade de seus abraços. O constante sorriso no olhar. O afeto dispensado com as crianças. A ternura para com os idosos. O olhar nos olhos dos humildes ao pedir votos. Sua delicadeza firme, foi contagiante, ao percorrer os quatro cantos da cidade.

Conversei com pessoas que te rodeavam e fui ligando os pontinhos. Conclusão: Ela nasceu pra isto e sabe o que quer na vida.

Nosso povo generoso e sábio, foi lhe acolhendo e reconhecendo o seu chamado para a vida pública.

Uma das coisas que ficaram cristalizadas na memória de todos, era a forma que você olhava para o seu pai, quando ele falava em público; e a forma que ele olhava para você, quando você falava. Era um misto de orgulho e admiração mútua. Está claro que você é a menina dos olhos dele e ele, ao lado de sua mãe Labibe, é a seu referencial. Seu porto seguro.

Também sou admirador do seu pai. Como todo patrocinense de boa fé. Por coincidência, há dez anos, escrevi também uma “Carta Aberta” bastante inspirativa a ele:

“...Quando você chegou à Assembleia Legislativa em 2007, para o primeiro mandato, chegou dando aulas para os veteranos da casa. Seu compromisso e dedicação ao trabalho, contagiou aquele ambiente morno, onde as coisas não fluem, ou muita vezes, permanecem “em banho - maria”. Como advogado, contador, empresário do setor de transportes e produtor rural, você acostumou a fazer as idéias a saírem do papel, por isto que disse certa vez que você é “um executivo no legislativo” Em outras palavras. Um homem de ação e desempenho; dependendo da ação e desempenho de terceiros.”

Terminava aquela carta dizendo: “Reafirmo que, temos grande orgulho em tê-lo como um de nossos líderes.

O sábio Salomão disse que: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu (...) Se entendi bem, é tempo de continuar sendo o melhor deputado; o tempo de ser o melhor prefeito de Patrocínio, vai chegar. Quem sabe na próxima eleição”.

Esse tempo, vaticinado por mim, chegou. Em segundo mandato, seu pai é hoje, um dos melhores prefeitos de Patrocínio. Ele pode andar de cabeça erguida pelas ruas, praças, avenidas da cidade e pelos quadrantes do município.

Você viu de perto. Seu pai transferiu votos com a sua credibilidade e você conquistou outros tantos com a sua simpatia... e garra.

Você foi fenomenal, Maria. A propósito, existe mais de 13,5 milhões de brasileiras com o nome de Maria. Disparado é o nome mais preferido no mundo. Milton - o Nascimento - dizia: “ Maria é um dom, uma certa magia” É o nome de minha sogra- a pessoa mais doce que conheço. O nome Maria, significa “senhora soberana” É nome de rainha em Portugal, na França, na Espanha, na Alemanha e na Escócia... E agora Deputada Estadual em Patrocínio e região.

Aos 23 anos, (aliás, aniversaria no mesmo dia que o pai, 14 de janeiro, quando fará, 24 e o pai, 58) obteve só em Patrocínio 27.157 votos e 42.415 votos em todo o Estado.

E que bom saber que o parlamento mineiro terá o maior número de representantes femininas da história, são 15 deputadas eleitas. a 20ª Legislatura (de fevereiro de 2023 a janeiro de 2027) são elas: Maria Clara Marra, Beatriz Cerqueira, Leninha , Ione Pinheiro , Delegada Sheila , Andréia de Jesus, Ana Paula Siqueira, Lohanna , Lud Falcão , Macaé Evaristo , Nayara Rocha, Bella Gonçalves , Alê Portela , Marli Ribeiro e Chiara Biondini.

Sendo que essa última por nome, Chiara Biondini, possui 20 anos, foi eleita a deputada estadual mais jovem do País, com 34.126 votos. Sua posse na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, porém, não ocorrerá no mesmo dia que os demais colegas, em 1.º de fevereiro de 2023, mas no dia 22, data em que ela vai completar 21 anos, idade mínima legal para o exercício do mandato parlamentar nos Estados.

Acredito que vocês, duas jovens, farão um grande trabalho em parceria, juntamente com as demais.

Você é a quinta representação de Patrocínio, na esfera estadual. Deputado Expedito de Farias Tavares, por três mandatos e presidência da assembleia. Deputado Romeu Queiroz por quatro mandatos e por duas vezes, presidência da Assembleia. Deputado Paulo Pereira, por um mandato. (A Difusora só falava nos feitos Romeu Queiroz. Deixou a vida pública com a dignidade de Lord. Que homem discreto e honrado! Infelizmente veio a falecer em 26/04/2021.

14 anos depois, de Dr Paulo Pereira e Romeu Queiroz, Patrocínio, viveu acéfala politicamente na corte mineira.

Foi quando Deiró Marra, foi eleito, por três mandatos. Foi líder do governo Anastasia, chegou chegando, foi a grande revelação política na Assembleia da época. Aberto a todas as frentes, embora, seu carro chefe tenha sido educação, saúde e segurança. Sua marca foi sempre trabalho de resultado. Mas é parlamentar executivo.

Sete anos depois, você, (a primeira mulher patrocinense e a mais jovem de toda região, na ALMG) chega para ocupar a cadeira destes líderes de grande estirpe. Que você vai fazer bonito, eu tenho certeza.

Não perca a humildade e o orgulho de ser patrocinense. No mais: Patrocínio já lhe conhece e ama. Brevemente, Minas e o Brasil, saberá quem é Maria Clara Marra. Brilhe!

Saudações Rangelianas,

Milton Magalhães.