O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) determinou a restrição de veículos pesados na rodovia BR-365, entre os municípios de Uberlândia e Patrocínio, durante o período da festa de Nossa Senhora da Abadia, em Romaria, no Alto Paranaíba.
A Portaria número 4051/20123, vale para os dois próximos fins de semana e no dia 15 de agosto, em horário definidos. As restrições acontecerão nos seguintes dias e horários: sexta-feira (11/08), das 16 às 8h do sábado (12/8); no dia 12/08 (sábado), das 16h às 22 horas do domingo (13/8) e, por fim, na terça-feira (15/8) das 8h às 22h.
O objetivo é proporcionar mais segurança para os peregrinos que se deslocam para as festividades religiosas, muitos dos quais fazem o trajeto caminhando, de bicicleta e a cavalo. O DER-MG vai distribuir folhetos com orientações para que todos os usuários da via possam circular de modo adequado com a necessidade de cada um.
A medida, prevista na portaria 4051/23, de 26 de julho deste ano, vale para veículos da categoria Grande Porte e engloba as Combinações de Veículos de Carga – CVC, as Combinações de Transporte de Veículos – CTV e de cargas indivisíveis, entre os quais o tipo bitrens, treminhões e rodotrens.
Caso algum motorista seja abordado realizando deslocamentos com os veículos impedidos de circular, o infrator fica sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (art. 187-I, da Lei Federal nº 9.503, de 1997), como a perda de quatro pontos na carteira, multa e retenção do veículo até o término do horário de restrição.
O DER-MG, orienta o uso de rota alternativa para os veículos que se enquadram na restrição. Para quem se desloca de Uberlândia, a sugestão é acessar a BR-452 (saída para Araxá) até o km 256, trevo de entroncamento com a BR-462, em seguida seguir sentido Perdizes e Patrocínio. Para aqueles que iniciam a viagem a partir de Patrocínio, o trajeto é pela BR-462, sentido Perdizes, até o entroncamento com a BR-452, sentido Uberlândia.
A festa de Nossa Senhora da Abadia, reúne cerca de 200 mil fiéis na cidade de Romaria, no Alto Paranaíba. Devotos participaram de missas, novenas, vias-sacras e confissões.
Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!