






Patrocínio celebrou, na manhã desta segunda-feira, 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil com a realização do tradicional Desfile Cívico Estudantil. O evento reuniu aproximadamente 2.500 participantes e teve como tema “O Brasil de Todos Nós!”, destacando a história, os símbolos nacionais, a educação, a cidadania, a inclusão e a identidade brasileira.
Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade
Promovido pela Prefeitura de Patrocínio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o desfile teve início às 8h, na Avenida Rui Barbosa, em frente à HT Calçados, seguindo pelo principal corredor comercial da cidade até a região do Banco Itaú.





A abertura contou com a participação das forças de segurança e dos serviços públicos, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, SEMDES e secretarias municipais.


Também foram apresentados ao público veículos e equipamentos utilizados nos serviços públicos, entre eles novas ambulâncias e novos caminhões de coleta de lixo.


Antes do início do desfile, como tem feito desde que assumiu a administração municipal, o prefeito Gustavo Brasileiro desfilou a pé, acompanhado do vice-prefeito Maurício Cunha e da primeira-dama Ana Valéria, que também é secretária municipal de Cultura e Turismo. Antes de subir ao palanque, ela também fez seu discurso.


Na sequência, o desfile contou com o Pelotão das Bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e de Patrocínio, além da participação da Corporação Musical “Abel Ferreira”, que executou o Hino da Independência do Brasil.










Também participaram os atiradores do TG 04-020, o IFTM, e a Secretaria de Saúde, entre outros.








O tema central do desfile foi apresentado com a participação de escolas, Centros Municipais de Educação Infantil, projetos e instituições voltadas à inclusão. O primeiro bloco foi dedicado à primeira infância, reunindo representantes da Educação Infantil, NAPE, CMAEE, APAE, TEACOLHER, CRTEA, Junta Reguladora e APAD.








Ao longo do percurso, os participantes apresentaram diferentes aspectos da história e da identidade brasileira, além de referências a Minas Gerais e a Patrocínio. O desfile também contou com blocos e representações voltados aos símbolos nacionais, à história do Brasil, à cultura, à natureza e à valorização da terra.
Entre os destaques estiveram os carros alegóricos com os temas “Cuidar da Primeira Infância é Construir o Brasil de Todos Nós”, “Brasil: Somos Todos Brasileiros!”, “Selo Nacional”, “Nossa Terra Floresce”, “Gigante pela Própria Natureza...” e “Brasil: Uma História que Continua”.






Os tradicionais carros alegóricos também marcaram presença no Desfile Cívico, levando ao público diferentes temas relacionados à história, à cultura e à identidade brasileira.





As tradicionais fanfarras também marcaram presença no Desfile Cívico, levando música e animação ao público.



Entre os destaques esteve a comemoração dos 62 anos da Escola Estadual Joaquim Dias, celebrada durante o desfile.








Grupos de ciclistas, atletas e equipes de teatro também participaram da programação.
Com a participação de diferentes gerações e instituições, o Desfile Cívico Estudantil reforçou a importância da educação, da cidadania e do conhecimento da história nacional, transformando a celebração da Independência em um momento de participação e valorização da comunidade.