14 de Julho de 2022 às 10:15

Confirmados 22 casos da varíola dos macacos em Minas Gerais

Em Uberlândia há 2 casos em investigação.

 

Fonte: SES foto: Pixabay

A Secretária de Estado de Saúde confirmou 22 casos da varíola dos Macacos em Minas Gerais. Os dados são desta quarta-feira, 13/07.

Segundo o SES, os casos foram confirmados por exames laboratoriais pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

Os casos confirmados estão estáveis em isolamento, outros 18 casos foram descartados e 25 casos estão em investigação.

São 18 casos em Belo Horizonte, 2 em Sete Lagoas, 1 em Governador Valadares e 1 em Mariana.

 Já foram notificados no sistema RedCap do Ministério da Saúde e ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - CIEVS Minas, 65 (sessenta e cinco) casos suspeitos de varíola dos macacos no estado. Desses, 22 foram confirmados, 25 seguem em investigação e 18 foram descartados.

Dos 22 casos confirmados, 02 retornaram de viagem ao exterior, 15 retornaram de viagens recentes à São Paulo, 02 retornaram de viagem recente ao Rio de Janeiro e 03 casos não se deslocaram para locais onde estão ocorrendo a transmissão do vírus, tendo como provável local de contaminação o município de residência (Belo Horizonte), caracterizando desta forma transmissão comunitária no município.

Todas as pessoas que tiveram o resultado positivo para varíola dos macacos em Minas Gerais são homens, com idade entre 23 e 46 anos. O primeiro paciente a ter o diagnóstico confirmado, no dia 29/06, foi um rapaz de 33 anos.

Em Uberlândia há 2 casos em investigação.