Com informações do Corpo de Bombeiros
No dia 06/09/2023, as 15H00min, foi feita pela equipe dos Bombeiros, uma transferência do Hospital Regional de Patos de Minas para o Hospital João XXIII em BH.
Tratava-se de uma criança de 08 anos de idade com cerca de 80% do corpo queimado.
A criança estava internada no hospital regional de Patos de Minas e foi transferida para o hospital João XXIII em Belo Horizonte que é referência para queimados.
Devido ao estado de saúde da criança, um avião do Corpo de Bombeiros deslocou-se até Patos de Minas trazendo a equipe médica que recebeu a criança, acompanhou e assistiu a mesma até o hospital João XXIII.
Segundo informações da mãe da criança, o acidente ocorreu na data de ontem,05/09/2023, no município de São Gonçalo do Abaeté, onde a criança acabou incendiando o próprio corpo acidentalmente ao manusear álcool líquido. Ainda segundo a mãe da criança, ela e o marido prestaram os primeiros socorros e conduziram a criança até o Hospital em Varjão de Minas e depois para o Hospital Regional em Patos de Minas onde ela ficou internada até a transferência para Belo Horizonte.
DICAS DE SEGURANÇA:
Acidentes com álcool líquido são muito frequentes e muito graves.
O álcool líquido é extremamente perigoso porque ele libera vapores inflamáveis em temperatura ambiente.
Eles se espalham nas proximidades do líquido e são estes vapores que queimam, antes mesmo que a chama que está na mão da pessoa alcance o líquido.
Este fato surpreende as pessoas que, estando com uma chama nas mãos, se assustam e acabam derramando o álcool causando acidentes
Outro fato que agrava os acidentes com álcool líquido é que quanto maior a superfície de contado com o ar, maior a área em chamas.
Em um copo americano com 100ml de álcool a chama vai ter o tamanho da boca do copo.
Esta chama então vai consumindo o líquido de cima para baixo até acabar queimar todo o álcool.
Porém, se estes mesmos 100ml de álcool do copo forem despejados em uma superfície qualquer, que pode ser o chão, ou uma mesa ou o corpo de uma pessoa, este álcool se espalhará ocupando uma área muito maior do que a boca do copo e toda esta área vai liberar vapor inflamável e caso tenha uma chama por perto, toda a área se incendiará imediatamente podendo provocar um incêndio e também ferimentos.
Portanto, mantenha o álcool líquido em sua embalagem original para não ser confundido com outros líquidos,
Mantenha o álcool líquido fora do alcance das crianças.
E por fim, jamais use álcool líquido para acender churrasqueiras e nem para dar uma reavivada no fogo quando a churrasqueira estiver acesa e com o braseiro estiver fraco.
Estas atitudes frequentemente resultam em acidentes graves.
Em caso de vítimas de queimadura, apague as chamas na vítima enrolando um pano preferencialmente úmido.
Resfrie a área queimada utilizando água limpa fria e corrente;
Remova anéis, pulseiras e relógios.
Proteja a área queimada com pano limpo
Não tente retirar partes da roupa que estiverem aderidas.
Não passe nenhum produto no local.
Leve a vítima para um hospital