30 de Julho de 2014 às 14:25

Cuidados com o animal idoso

Saiba como cuidar do seu cão ou gato

Com a qualidade de vida e alimentação balanceada, os animais de companhia estão vivendo cada vez mais. Na velhice, entretanto, os cuidados e hábitos devem ser específicos e as questões relativas à longevidade devem ser abordadas entre proprietários e o medico veterinário.

Sinais do envelhecimento

O primeiro e mais nítido sinal de envelhecimento notado pelos proprietários é a presença de pêlos grisalhos nos animais. Outros sinais incluem a falta de interesse por brinquedos e atividades que antes eram constantes.

Alem disso, é comum que o pet se canse mais fácil, especialmente em dias muito quentes, e que fique menos ativo e durma mais. As mudanças na dieta e nas atividades físicas terão resultados melhores se iniciadas na metade da vida, uma vez que, o idoso tem mais dificuldade de recuperação. Portanto, gatos a partir de 7 ou 8 anos e cães a partir de 5  a 6 anos já devem ter tratamento especial para envelhecer com qualidade, saúde e energia.

Os problemas mais comuns

Na medida em que a idade avança, aumentam as chances de problemas no coração, articulações, coluna, visão, audição, dentição e rins. Alem disso, da mesma maneira que existem alimentos específicos para filhotes, é preciso deixar claro que animais mais velhos também precisam de cuidados com a alimentação e que há excelentes produtos para isso.

É importante que em cada fase da vida do cão ou do gato, eles sejam capazes de manter o apetite, peso corporal e massa muscular, sem perda e ganhos excessivos. Além disso, o alimento de qualidade oferece condições favoráveis ao sistema imunológico do animal que se torna mais frágil com a velhice, evitando a sobrecarga nos rins, promovendo saúde intestinal e saúde oral.

Exercícios

Assim como na ingestão de alimentos nas doses corretas, é importante manter o animal em atividade, respeitando suas limitações. Caso apresente problemas cardiorrespiratórios, obesidade, diabetes, doenças ósseas, musculares, articulares ou neurológicas, deve-se respeitar um ritmo de exercícios moderados.

Pêlos

Na velhice, os pêlos tornam-se mais densos e tendem a perder o brilho e a vitalidade. Alimentação balanceada, hidratação dos pêlos com produtos de qualidade, mantêm a saúde da pele e do pêlo.

CLÍNICA VETERINÁRIA FAUNA

Rua Teodoro Gonaçlves nº 124
(34) 3831-1923 e  9984- 1171 e 

Cuidando bem da saúde e bem estar do do seu melhor amigo!

Médica veterinária: Raquel Fontes P. da Cunha Rodrigues

 

Temos Táxi Dog, consultas, cirurgias, internação,  medicamentos, exames laboratoriais, pet shop, tosa e rações

Promoção de tosa de segunda a quarta-feira.

A cada quatro banhos ganhe uma hidratação