Crédito (foto): DER / Divulgação
O Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) iniciou mais uma obra na região do Pontal do Triângulo. Desta vez, os investimentos são direcionados para a implantação e pavimentação de um trecho de 7,8 quilômetros, entre Limeira do Oeste e Chaveslândia.
A construção da nova estrada vai ocorrer entre o entroncamento da LMG-865 e o acesso à estrada municipal Antônio Cabrera Mano. A intervenção inclui a construção da ponte sobre o Ribeirão Reserva, com dimensões de 32 metros de comprimento por 10,50 de largura e um custo total de R$ 28,8 milhões. As ações integram o Provias, o maior pacote de obras rodoviárias dos últimos dez anos.
A ordem de início foi emitida em maio e a empresa contratada já mobilizou pessoal, equipamentos, instalou o canteiro de obras, realizou o levantamento topográfico primitivo e executou limpeza do local onde será erguida a ponte.
A obra compõe um conjunto de intervenções viárias executadas pelo Governo de Minas na região, que contempla, ainda, pavimentação de 23,2 quilômetros da rodovia que vai ligar a LMG-865, em Limeira do Oeste, até o entroncamento da BR-364, em Chaveslândia.
O trecho, que já está sendo pavimentado desde março de 2022, também ganhará uma ponte de concreto sobre o Ribeirão Lama, com extensão de 29 metros. O investimento é de cerca de R$ 42 milhões, também, no âmbito do Provias. Já foram executados 60% dos serviços.
Importância econômica
A implantação e pavimentação dos trechos de rodovia permitirão importante avanço no transporte dos insumos de cana-de-açúcar, intenso cultivo extrativista da região para o setor sucroalcooleiro e para as associações de agricultores nas proximidades de Limeira do Oeste.
Para o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares, as duas obras farão parte do sistema viário no extremo Oeste do Triângulo Mineiro, o que permitirá a aproximação de uma importante via de interligação regional, favorecendo a geração de emprego e renda, além de facilitar a ligação com o canal de São Simão, integrando o modal rodoviário com o sistema hidroviário e ferroviário no Pontal do Triângulo.
“Aos poucos estamos recuperando a capacidade de investimento e isso nos permite levar o desenvolvimento econômico e social para todas as regiões de Minas, por meio de aporte de recursos para a melhoria da malha viária. Há muito que fazer, mas a determinação do governador Romeu Zema é clara: tornar Minas um estado cada vez mais competitivo, oferecendo uma melhor infraestrutura logística”, explica.
Provias
O Provias, do Governo de Minas, tem como objetivo reverter a situação precária em que se encontram muitas rodovias mineiras devido ao baixo investimento realizado por gestões anteriores na manutenção das estradas. O programa leva mais segurança e investimentos para o estado.
O programa conta com R$ 2 bilhões em investimentos, que estão sendo aplicados em mais de cem intervenções em rodovias de Norte a Sul do estado.
Dos recursos destinados ao Provias, R$ 1,4 bilhão são originados do Acordo Judicial assinado com o objetivo de reparar danos decorrentes do desastre de Brumadinho, que tirou 272 vidas e gerou uma série de impactos sociais, ambientais e econômicos na bacia do Rio Paraopeba e em todo o estado de Minas Gerais.
Além disso, cerca de R$ 120 milhões têm origem no Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) firmado entre o Governo de Minas e a Fundação Renova. O restante é fruto de convênios e emendas parlamentares estaduais e federais, parcerias com empresas e convênios com prefeituras.