
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, prepara para o dia 17 de outubro uma programação especial do Outubro Rosa, com ações voltadas à saúde da mulher e atendimento no Centro Estadual de Atenção Especializada (CEAE).
Entre as ações previstas está o início da implantação do Implanon, método contraceptivo de longa duração, destinado a mulheres que atendam aos critérios estabelecidos no protocolo de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde.
Para o Dia D, já está sendo organizado o protocolo das mulheres selecionadas, com previsão de atendimento de mais de 30 mulheres. A seleção considera critérios de saúde e condições clínicas específicas, incluindo mulheres com comorbidades, obesidade mórbida e histórico de câncer, entre outros critérios definidos pela equipe de saúde. O atendimento contempla mulheres de 14 a 49 anos, conforme os critérios estabelecidos pelo serviço.
O prefeito Gustavo Tambelini Brasileiro destacou que as ações do Outubro Rosa também representam uma oportunidade para ampliar o acesso das mulheres aos serviços de saúde e fortalecer o cuidado integral.
“Estamos trabalhando para ampliar as ações voltadas à saúde da mulher, levando informação, acompanhamento e acesso aos serviços de saúde. O início da implantação do Implanon representa mais uma iniciativa dentro do Outubro Rosa, com atenção às necessidades específicas de cada mulher e acompanhamento adequado pela rede municipal”, afirmou.
A secretária municipal de Saúde, Luciana Rocha, ressaltou a importância da organização do protocolo e do acompanhamento das mulheres atendidas.
“Estamos estruturando essa ação com critérios definidos e acompanhamento das mulheres selecionadas, buscando oferecer um atendimento responsável e adequado às necessidades de cada paciente. O Outubro Rosa é um período importante para reforçar o cuidado com a saúde da mulher, e essa iniciativa amplia as ações desenvolvidas pela rede municipal”, destacou.
Além da implantação do Implanon, a Secretaria Municipal de Saúde está estruturando um departamento de acompanhamento familiar, com o objetivo de fortalecer o acompanhamento das mulheres e das famílias atendidas pelos serviços de saúde.
As ações fazem parte da programação do Outubro Rosa, campanha dedicada à conscientização sobre a saúde da mulher, prevenção e diagnóstico precoce de doenças, além da ampliação do acesso aos serviços de atendimento e acompanhamento.
A programação do Dia D será realizada no dia 17 de outubro, no CEAE, reunindo diferentes ações voltadas ao cuidado e à promoção da saúde da mulher.