Dica Solarprime: Aquecimento Solar x Energia Fotovoltaica
Você conhece os diferentes tipos de energia solar? A Solarprime – Unidade Patrocínio explica, dentre as possíveis formas de se aproveitar a luz do sol, o funcionamento da Energia Térmica (aquecimento solar) e a Energia Fotovoltaica.
Sistema de aquecimento solar
A forma mais comum de se utilizar a luz solar e a mais conhecida no Brasil é a captação da energia térmica da radiação do sol para transformá-la em aquecimento de água, conhecido tecnicamente como Efeito Fototérmico.
Para a implantação desse sistema será necessário utilizar placas solares do tipo “Coletor Solar Térmico”, reservatório de água e tubulação específica para levar a água aquecida até o local de utilização. O sistema é dimensionado a partir do padrão de consumo de água quente na residência.
Em imóveis já existentes, a inserção do sistema, quase sempre, contará com obras civis principalmente para as tubulações. Já em empreendimentos na fase de construção, é possível incluir todos os equipamentos ao projeto hidráulico.
Em caso de residências, a economia parcial na conta da Cemig é gerada principalmente pela minimização de consumo nos chuveiros elétricos, mas o consumo de água também deve ser balanceado nessa conta.
Sistema fotovoltaico de geração de energia elétrica
Um outro modo de utilizar a iluminação do sol é a obtenção de energia elétrica por meio o Efeito Fotoelétrico. Em um sistema solar fotovoltaico, as placas são do tipo “Módulo Fotovoltaico”, onde células altamente tecnológicas captam a radiação solar e convertem em energia elétrica.
De forma direta, os módulos iram gerar uma corrente contínua no seu interior pelo deslocamento de elétrons, então, essa corrente será convertida em alternada por um inversor. Após passar por alguns dispositivos de segurança, o sistema irá alimentar qualquer equipamento elétrico no interior do imóvel, como chuveiros, geladeiras, televisões, eletrodomésticos, etc., gerando economia completa na conta de luz. Se nem toda a energia for consumida, o excedente gerado é injetado na rede elétrica computando “créditos energéticos” para ser utilizados posteriormente.
Para a implantação desse sistema, a Solarprime irá desenvolver o estudo minucioso através de uma análise de consumo elétrico. Por se tratar de uma tecnologia inovadora, os projetos elétricos envolvidos precisarão ser homologados junto a Cemig por profissionais especializados e aptos a atuar nesse mercado.
Existem inúmeras possibilidades associadas a geração distribuída, como é conhecido tecnicamente o uso de sistemas fotovoltaicos. Uma delas é a modalidade “Autoconsumo Remoto”, onde a Aneel, agência responsável por regulamentar a energia elétrica no Brasil, permite a instalação do projeto em um ponto e o abatimento dos créditos energéticos gerados pelo sistema fotovoltaico em outro local, seguindo alguns pré-requisitos.
Solicite-nos uma consultoria sem compromisso e descubra como ser autossuficiente energeticamente por meio de sistemas fotovoltaicos.
Para saber mais como ficar livre da sua conta de energia, entre em contato com a Solarprime – Unidade Patrocínio, uma empresa parceira da Projetec Construções Elétricas, através do www.solarprime.com.br/patrocinio ou (34) 999050999/ 999844058.