11 de Julho de 2022 às 18:57

Divulgada programação para cerimônia de beatificação do Papa João Paulo I

A pouco mais de 50 dias da beatificação de João Paulo I, o escritório de postulação da causa divulgou os principais compromissos agendados

 

Fonte: Notícias Canção Nova, com Vatican News foto: Vatican News

A beatificação do Papa João Paulo I se aproxima: será em 4 de setembro. O escritório de postulação da causa divulgou os principais compromissos agendados. Principal momento da agenda, a missa de beatificação será presidida pelo Papa Francisco.

Durante o rito próprio da ocasião, a petição será lida pelo bispo da diocese de Belluno-Feltre, Dom Renato Marangoni, excepcionalmente sede da causa de canonização do venerável Papa Albino Luciani, juntamente com o postulador da causa, Cardeal Beniamino Stella e a vice-postuladora, Stefania Falasca. Durante a beatificação, a Postulação dará ao Pontífice um relicário com uma relíquia do novo beato.

Para participar da celebração, os ingressos gratuitos devem ser solicitados na Prefeitura da Casa Pontifícia. Bispos e  padres que desejam concelebrar e diáconos que desejam participar devem se inscrever diretamente no site: biglietti.liturgiepontificie.va

Vigília na Basílica São João de Latrão – 3 de setembro

Na noite anterior, sábado, 3, às 18h30 (hora local), será realizada a Vigília de Oração na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo Cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a diocese de Roma. Foi nesta Basílica, que abriga a Cátedra do Bispo de Roma, que João Paulo I tomou posse em 23 de setembro de 1978. O momento de oração será animado por cânticos e leituras de trechos do magistério de João Paulo I. Para participar não precisa se inscrever,  a entrada será livre.

Missa de ação de graças – 11 de setembro em Canale d’Agordo

A Missa em Ação de Graças pela beatificação de João Paulo I acontecerá no domingo, 11 de setembro de 2022, na diocese de Belluno-Feltre. Será às 16h (hora local) na praça de Canale d’Agordo, local de nascimento do novo beato, com a participação dos bispos e comunidades das três sedes episcopais em que o novo beato desempenhou o seu ministério sacerdotal e episcopal. A Missa será presidida pelo Patriarca Francesco Moraglia, Metropolita da Província eclesiástica de Veneza. Para informações sobre o evento, a referência é o site da diocese:chiesabellunofeltre.it

Entrevista com a miraculada

Nos dias que antecedem a beatificação, será realizada uma coletiva de imprensa na Sala de Imprensa da Santa Sé, organizada pela Postulação. A entrevista contará com a presença da menina argentina milagrosamente curada em 2011, graças à intercessão do venerável João Paulo I, Candela Giarda.  Estarão presentes também sua mãe, Roxana Sousa, e o padre José Dabusti, pároco da igreja próxima ao hospital de Buenos Aires onde Candela estava sendo tratado e que sugeriu invocar João Paulo I.

Importância de coletar fontes sobre o futuro beato

A causa de canonização de João Paulo I foi aberta em 2003, 25 anos após sua morte, em sua diocese natal de Belluno-Feltre. Em 9 de outubro de 2017, veio o decreto sobre as virtudes sancionado pelo Papa Francisco. E em outubro de 2021, o Papa Francisco autorizou a Congregação para as Causas dos Santos a decretar o reconhecimento do Milagre atribuído à intercessão do Papa João Paulo I.

“A abertura da Causa permitiu também um trabalho fundamental que nunca havia sido concluído e que nos permite falar com conhecimento de Luciani: a aquisição de fontes. Um trabalho de pesquisa, de proteção patrimonial, de estudo de sua obra e do magistério que hoje é realizado pela nossa Fundação”, sublinha a vice-postuladora Stefania Falasca, vice-presidente da Fundação vaticana João Paulo I.