O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte –DNIT já começou a instalar radares nas rodovias que cortam Patos de Minas. Ao todo, 22 aparelhos vão funcionar diversos trechos da BR-365 e BR-354, incluindo a Avenida JK. A previsão é que todos os radares vão funcionar até agosto deste ano.
Segundo o superintendente do DNIT em Patos de Minas, Saulo Nogueira, nove radares foram instalados na BR-354, entre Patos de Minas e o entroncamento com a BR-262. Os aparelhos foram colocados na Avenida JK, na Ponte do Córrego Mata-burro, na Pamonharia da Roça, na ponte sobre o Córrego Fundo, na comunidade rural de Campina Verde “Pendura Saia”, no Posto Recreio, na comunidade rural de Chaves, na comunidade rural de Guarda dos Ferreiros e em Santa Rosa da Serra.
Saulo explicou também que dos radares, apenas quatro são lombadas eletrônicas, ou seja, que mostram a velocidade que o veículo passou. Os demais são radares discretos ou “pardais” como são conhecidos. A previsão que até o início de agosto, todos os radares da BR-354 já vão funcionar.
A BR-365 também vai receber 13 aparelhos de fiscalização eletrônica que devem funcionar até o fim de agosto deste ano. Eles serão instalados no Posto Veredas, em Varjão de Minas, na Curva do “S”, na comunidade rural de Moreiras, na comunidade rural de Café Patense, na Curva da Morte, no Posto Patão, na Curva da Serrinha, na Ponte de Vieiras, no entroncamento com a BR-146 que dá acesso a Santana de Patos, no trevo da MG-188 que dá acesso a Coromandel e no trevo com a MG-230 que dá acesso a Ibiá. Nestes locais o DNIT ainda não passou a relação de quais deles serão lombada eletrônica ou pardais.
O superintendente do DNIT explicou que os locais foram escolhidos em conjunto com as policiais Rodoviária Federal e Militar Rodoviária. Todos eles terão velocidade máxima permitida de 60 KM/H.
O chefe da 11ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, inspetor Sérgio Pereira, disse que os pontos escolhidos para a instalação da fiscalização eletrônica são os que têm o maior índice de acidentes de transito. O comandante da PRF de Patos de Minas ressaltou que os radares vão reduzir o número de acidentes nas rodovias que cortam a região. Além da fiscalização eletrônica, a PRF também vai usar o radar móveis para tentar coibir o excesso de velocidade