21 de Dezembro de 2024 às 22:30

Do Instagram ao Altar: Amor que nasceu após JMJ no Panamá entre mineiro e peruana termina em casamento.

Uma curtida em uma foto pós JMJ no Panamá deu início a uma linda história de amor.

No dia 14/12, duas pessoas de nacionalidades diferentes se casaram na cidade de Pará de Minas, que tem cerca de 102.033 habitantes. Como toda união matrimonial tem sua história, este casal, Eder Donizete, brasileiro de 34 anos, e Briggitte German, peruana de 32 anos, se casou após se conhecerem através de uma curtida em uma foto no Instagram, durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Panamá, em janeiro de 2019. 

Os jovens começaram a se comunicar por meio de uma foto da JMJ, publicada com a hashtag #JMJPanamá.

O jovem brasileiro curtiu a imagem, e, em seguida, ambos começaram a se seguir no Instagram.

Mais tarde, Eder postou algo nos stories, e Briggitte comentou. A partir daí, iniciaram uma conversa no WhatsApp, com o intuito de ele aprender espanhol e ela, português, em preparação para a JMJ de Lisboa 2022, que foi posteriormente adiada devido à pandemia. 

A foto curtida por Eder era da Vigília, que ocorre sempre no penúltimo dia da JMJ. No domingo seguinte, acontece a Missa de Envio, quando é revelado o local da próxima edição, que, nesse caso, foi Portugal em 2023.

O site Patrocínio Online também esteve em Portugal acompanhando a Jornada Mundial da Juventude.

Briggitte, cuja língua nativa é o espanhol, como a maioria dos sul-americanos, buscava ajuda para aprender português por meio de aulas, orações do terço e até partilhas. 

Na ocasião, o repórter fotográfico do Patrocínio Online, que estava retornando à escola onde havia sido acolhido, encontrou o casal pelo caminho e presenteou-os com um café da Expocaccer. 

A partir dessa conexão inicial, o relacionamento do casal se fortaleceu. Como a próxima jornada seria em Portugal, onde se fala português, Briggitte se esforçou para aprender o idioma com a ajuda de Eder e sua família. Após idas e vindas, eles se conheceram pessoalmente em 2022, quando Eder viajou ao Peru. Posteriormente, ambos fizeram viagens alternadas ao Brasil e ao Peru. 

Durante a pandemia de covid-19, antes da JMJ em Portugal, eles integraram o mesmo grupo de oração. Rezavam o terço todos os dias, fortalecendo a fé e construindo um vínculo ainda mais forte. 

A Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1984, com a intenção de organizar um encontro no Domingo de Ramos, em Roma, para celebrar o jubileu dos jovens durante o Ano Santo da Redenção de 1983-1984. Apesar de esperarem 60 mil peregrinos, 250 mil de diversos países participaram.

A experiência foi tão marcante que o Santo Padre decidiu repeti-la no ano seguinte. Nesse encontro, 300 mil jovens participaram de momentos de oração e catequese nas igrejas da cidade, reunindo-se posteriormente na Praça de São Pedro para a celebração com o Papa. 

Ainda em 1985, João Paulo II escreveu uma Carta Apostólica aos jovens do mundo inteiro e anunciou, em 20 de dezembro, a instituição da Jornada Mundial da Juventude. Ao se dirigir ao Colégio Cardinalício e à Cúria Romana, o Papa explicou a criação da JMJ:   «Todos os jovens devem sentir-se acompanhados pela Igreja: é por isso que toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, se sente mais comprometida, a nível mundial, a favor da juventude, das suas preocupações e pedidos, da sua abertura e esperanças, para corresponder às suas aspirações, comunicando a certeza que é Cristo, a Verdade que é Cristo, o Amor que é Cristo, através de uma formação apropriada». 

A próxima JMJ será em Seul, na Coreia do Sul, em 2027. No Brasil, a JMJ aconteceu em 2013, no Rio de Janeiro.