Expocacer celebra os melhores cafés do Cerrado na etapa final “Campeões Expocacer 2025”, com mulheres em destaque; confira os vencedores

24 de Outubro de 2025 às 15:02

Na noite desta quinta-feira, 23/10, a cooperativa Expocacer realizou a etapa final “Campeões Expocacer 2025”, evento que celebra e reconhece os melhores cafés produzidos pelos seus cooperados. O evento contou com a presença do prefeito municipal Gustavo Brasileiro e da primeira-dama Gabriela Guimarães, além de líderes e cooperados do setor, colaboradores, parceiros comerciais e institucionais, além da imprensa.

Os produtores premiados se destacaram pela excelência, sustentabilidade e inovação na produção, contribuindo para a valorização do café e do setor como um todo.

A Expocacer é a primeira cooperativa do Sistema Região do Cerrado Mineiro (RCM) a anunciar os participantes que concorrerão ao prêmio regional, previsto para o dia 19 de novembro, em Uberlândia.

Para ver todas as fotos Clique Aqui ou vá até a Seção Sociedade

Durante o evento, Ângela Maria de Souza Faria foi homenageada, representando todas as mulheres do projeto “Elas no Café”.

Durante a abertura do evento, a presidente da Expocacer, Mariana Velloso Heitor, destacou a importância de valorizar o trabalho dos cooperados e celebrar as conquistas de um ano desafiador. “Este é o momento de valorizar aquilo que temos de mais importante: o nosso cooperado, que produziu cafés de tanta excelência. Esta foi uma safra muito desafiadora, enfrentamos questões climáticas, econômicas e políticas e, por isso, este é um momento de celebrar cada um de vocês, cooperados, pelas conquistas de 2025”, afirmou.

Mariana ressaltou ainda os avanços da cooperativa no campo da sustentabilidade e da internacionalização do café produzido no Cerrado Mineiro. “Tivemos um ano cheio de realizações na Expocacer, e uma das mais significativas foi a consolidação do nosso protocolo internacional de sustentabilidade, o Eco, que nos posiciona como referência em qualidade e sustentabilidade no mundo. Além disso, avançamos com nossos hubs internacionais na Inglaterra e nos Estados Unidos, aproximando ainda mais o café dos nossos cooperados dos consumidores finais. Essa também foi uma grande conquista em 2025”, completou a presidente.

O presidente executivo da Expocacer, Simão Pedro de Lima, destacou o recorde de 282 amostras inscritas neste ano e anunciou a criação da nova categoria “Doce Cerrado”.

A gerente de cafés especiais, Sandra Moraes, apresentou os cafés e divulgou os resultados.

Em seguida, o evento contou com o show da Banda Gato Preto Swing e Nostalgia.

Confira os campeões do Expocacer 2025:

Categoria Doce Cerrado:

Deivid Oliveira Leandro

Dr. Eduardo Pinheiro Campos

Guima Café (Faz. São Matheus)

Categoria Cereja Descascada:

1º lugar: Maria Soraia Guimarães

2º lugar: Eduardo Pinheiro Campos


3º lugar: Deivid Oliveira Leandro

Categoria Café Fermentado:

1º lugar: José Carlos Queiroz


2º lugar: Agilmar Ferreira Pinto

3º lugar: Guima Café (Faz. São Matheus)

Categoria Café Natural:

1º lugar: Regina Borges Guimarães

2º lugar: Maria Clara Santana de Carvalho Borges

3º lugar: Wagner Crivelenti Ferrero e outros

O evento reforça a excelência e a relevância da cafeicultura do Cerrado Mineiro, consolidando a região como referência nacional e internacional em qualidade, inovação e sustentabilidade na produção de cafés especiais.