26 de Janeiro de 2026 às 22:03

Escritor e historiador que trabalhou como sub-gerente do BB em Patrocínio, José Francisco de Paula Sobrinho morre aos 88 anos em BH

Será sepultado em BH, no cemitério Parque da Colina.

Faleceu neste dia 26 de janeiro de 2026, Belo Horizonte, MG, José Francisco de Paula Sobrinho aos 88 anos, o Sub-gerente do Banco do Brasil em Patrocínio (MG). Ficou trabalhando na agência local por 6 anos (final dos anos 70 e inicio de 80)

Será sepultado em BH, no cemitério Parque da Colina.

Amor por Patrocínio 

El tinha um carinho muito grande por Patrocínio e sempre que os ex-funcionários do Banco do Brasil realizavam festas reunindo ex-colaboradores, ele sempre vinha a Patrocínio. Fazia questão de participar.

O seu livro sobre genealogia, também fez questão de presentear com alguns volumes a biblioteca pública de Patrocínio, uma demonstração de afeto pela cidade.

Legado 

?José Francisco nasceu em 12 de Julho de 1938 em Formiga MG. 

Historiador é professor deixa um legado inestimável. Atuou com dedicação na genealogia. 

Sua partida deixa uma lacuna imensa no meio acadêmico e no coração de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Em 2021, no dia 20 de novembro , José Francisco de Paula Sobrinho recebeu a “Medalha de Mérito Genealógico Cônego Raymundo Octávio da Trindade” , outorgada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais , por  reconhecidos méritos por suas pesquisas genealógicas . Sobre sua obra , transcrevemos texto de Iácones Batista Vargas , presidente da Comissão de Genealogia do IHGMG:

?“De autoria de José Francisco de Paula Sobrinho, foi lançado em Formiga e Belo Horizonte, no mês de junho de 2007, o livro ‘Formação Histórica das Comunidades no Brasil – Estudo da Criação do Arraial de São Vicente Férrer da Formiga: Sua História e Sua Gente’, pela Editora Del Rey.

?Trata-se de obra de valor incomensurável, que vem engrandecer a historiografia do Centro-Oeste Mineiro e do Brasil. Mais que um simples livro, a enciclopédia reúne cerca de 3.800 páginas organizadas em nada menos que 8 (oito) volumes, com reprodução de mais de 120 fotografias, mapas e documentos históricos, acompanhados de CD room.

?Partindo da linha de pesquisa do pioneiro Dr. Leopoldo Corrêa, autor de ‘Achegas à História do Oeste de Minas’, e do Dr. Djalma Garcia Campos, ‘Iguatama: História e Genealogia’, o historiador e genealogista José Francisco inova ao ‘trazer à tona os diversos fatores intervenientes’ à história local, mesclando-a com a história nacional e universal, de forma a situar Formiga num ‘super-macro’ cenário histórico, compreendido entre o ano de 1765 e o início do século XX.

?Nesse sentido, montou ‘imenso mosaico do processo histórico’ de Formiga e região, a partir das ‘Preliminares Européias’, discorrendo sobre a monarquia portuguesa, a expansão marítima e o descobrimento do Brasil até a vinda da Família Real para a terra de Vera Cruz.

?Na primeira parte da obra (volumes 1 e 2), analisa a História da Educação no Brasil, a organização familiar, a influência religiosa, o sistema de arrecadação fazendária da Capitania de Minas Gerais, a criação dos Correios na Província, além da Guarda Nacional e os primeiros recenseamentos na região. Também enfrenta a ‘Conquista dos Sertões de Minas’, com a famosa Picada de Goiás e o Quilombo do Ambrósio, até a formação dos primeiros núcleos urbanos do Oeste de Minas, com ênfase aos distritos que pertenceram a Formiga, além do processo de povoamento de seu território e à miscigenação de sua gente. Ainda investiga a origem da formação familiar, com a história dos sobrenomes, as primeiras famílias de Formiga, bem como os povoadores e os personagens lendários da região.

?Os volumes 3 a 8 são inteiramente dedicados à Genealogia. Baseado nos dados obtidos em fontes primárias, José Francisco apresenta informações detalhadas sobre aproximadamente 400 famílias de Formiga e região. Muitas delas com ramificações em Luz, Córrego Danta e Estrela do Indaiá, a exemplo dos Afonso, Alves Parreira (Maneca), Belo, Botinha, Carvalho, Corrêa da Costa, Garcia, Gonçalves de Melo, Lamounier, Montserrat, Paim Pamplona, Paulinelli, Pereira Brandão, Rabelo, Rodarte, entre outras.

?O autor formiguense, além de historiador e genealogista, é também filatelista dedicado, que conquistou prêmios em vários países com suas coleções de selos e já escreveu ‘A História dos Correios em Minas Gerais’.

Sua obra, digna das melhores bibliotecas, deve ser estudada por todos aqueles que pretendem conhecer mais a fundo a História do Centro-Oeste Mineiro.

 


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!