21 de Maio de 2015 às 18:59

Estrela do Sul: Povo do Mais Alto Quilate

"Um sorriso de Deus no arrebol Transformou numa joia de luz Um recanto de aromas e sol, Que os destinos de um povo conduz.... "HINO À ESTRELA DO SUL

DIA DO ESTRELASSULENSE EM UBERLÂNDIA 

Os estrelassulenses que moram e trabalham em Uberlândia vão se reunir na Praça Clarimundo Carneiro, no domingo, 31 de maio, das 16h às 20h, para comemorar o Dia do Estrelassulense em Uberlândia. Esta é a quarta vez que o evento acontece e ocorrerá com uma novidade: pela primeira vez, moradores de Cascalho Rico e de Grupiara, que residem e trabalham em Uberlândia também vão participar. As duas cidades pertencem à comarca de Estrela do Sul.

Segundo o organizador do evento, PEDRO DIVINO ROSA , O POPÓ, o evento tem como objetivo levar os estrelassulenses que moram em Uberlândia a manifestar o amor pela terra natal, promover a solidariedade e a confraternização entre si e ainda divulgar Estrela do Sul como patrimônio histórico mineiro e cidade turística. “Estamos pedindo aos conterrâneos para trazer músicas, poesias e crônicas de amor à cidade para serem apresentadas”,disse.
Um cadastramento feito pelo organizador indica que há hoje, residindo em Uberlândia, mais de cinco mil estrelassulenses entre nativos, adotivos e descendentes. “Neste ano vamos fazer um estudo sobre os moradores de Cascalho Rico e de Grupiara”, observou. Popó é jornalista escritor e advogado em Uberlândia e foi vereador em Estrela do Sul por dois mandatos consecutivos, nas legislaturas de 1983-1988 e 1989-1992.
A programação do IV DIA DO ESTRELASSULENSE EM UBERLÂNDIA  inclui, além de apresentações literárias, shows musicais com artistas da terra, conhecidos dos uberlandenses, com Gláucio Borges, Valdomiro Pereira, Lindenalvo Mendonça, Orlando Resende e outras atrações. Os outros interessados em se apresentarem devem procurar pela organização do evento. A entrada é franca.
 
POVO DO MAIS ALTO QUILATE

Estrela do Sul é uma cidade da qual se orgulha, não somente seus patrícios, mas todos quantos se debruçam sobre sua gloriosa história, há de reverenciar seu primoroso passado.

Seu surgimento data dos primórdios do século XVII.quando deu-se os primeiros vestígios de povoado á margens do Ribeirão,  que como a Vila, veio a se chamar Bagagem. Com a descoberta de diamantes, a cidade recebeu, grande fluxo de imigrante, deu-se o chamado “boom da mineração”. Rapidamente o povoado, foi elevado á Freguesia, á Vila e logo depois, ganhando vida própria em 1856, se emancipava do município de Patrocínio. Registra-se que a cidade, atingiu na época, cerca de 50.000 habitantes.

O patrocinense, "Menestrel Rangeliano"- Eustáquio Amaral, historiador, economista, analista, o cultor da história, que assina  uma coluna na Gazeta e  blog aqui no POL, nos presenteou com uma síntese, sobre a saga do Diamante Estrela do Sul, que merece ser lida:

 

"DE PRIMEIRA GRANDEZA  Incrível. O famoso diamante “Estrela do Sul”, o sexto maior do mundo, com 128,48 quilates, é o grande destaque. Ele foi descoberto por uma escrava na mina de Bagagem, no rio do mesmo nome. Isso em 1853. Na época, o peso da pedra era de 261,24 quilates (o dobro do possível atual peso). O primeiro comprador ingenuamente repassou a pedra por apenas 3.000 libras esterlinas. Depois de diversas negociações, foi adquirida em Amsterdã (Holanda) por 35 mil dólares. Na capital holandesa foi talhado na sua forma atual. O seu grau de pureza é um dos maiores do mundo. Depois, a empresa francesa Halphen & Associates comprou o diamante. Esteve na Exposição de Londres em 1862, e, de Paris em 1867. Alguns anos mais tarde, foi vendido por 400 mil dólares para o príncipe de Baroda (Índia). Desaparecido por quase todo o século XX, reapareceu em 1999 com outro indiano também de Mumbai. Em 2004, a tradicional Casa Cartier (joalheiro francês) o colocou à venda na Bienal, que terminou no dia 28 de setembro daquele ano. 

E MAIS... – Segundo a Rádio França Internacional, o Estrela do Sul foi uma das atrações da 22ª Edição da Bienal de Antiquários, realizada em Paris, em 2004. Foram 111 expositores no Carrossel do Museu do Louvre. Obras de arte, móveis e joias raras foram colocadas à venda.

A VINCULAÇÃO – Segundo os historiadores, quando o famoso diamante foi descoberto, Bagagem pertencia ao município de Patrocínio. Portanto, a pedra é patrocinense de nascimento. A criação do distrito de Bagagem se deu em 1856, dia 30 de maio. E instalado em 1858. Em alusão ao diamante, o novo município passou o ser denominado Estrela do Sul (emancipado de Patrocínio)." - Finaliza,  Estáquio Amaral...

HOJE ESTRELA DO SUL,  guarda um acervo histórico e arquitetônico de relevante valor. Tem um número considerável de monumentos como casarões, sobrados, igrejas, e peças tombadas que compõem o Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, todos tombados por Lei Municipal. Ao caminhar pelas ruas, ao virar uma esquina, o turista se surpreende com imponentes construções coloniais, sobrados e muros de pedras que o retorna ao passado, da época de Dona Beija e do período áureo da corrida dos diamantes. Na zona rural imponentes construções de fazenda retratam essa época. Das mãos simples de nossos artistas surgem peças de arte mostrando a riqueza do artesanato, não se esquecendo da hospitalidade que prende o visitante e o torna compromissado do retorno a essa bela terra. A cidade simples e aconchegante está emoldurada por montanhas verdejantes, muitas árvores e um ar puro que fascina e atrai turistas que fogem do mundo atribulado e estressante das grandes cidades." (Com informações do Site da Prefeitura de Estrela do Sul)

GENTE QUE TEM MUITOS VALORES  A CELEBRAR. AGENDE: