2 de Fevereiro de 2026 às 19:43

Estudante de Patrocínio embarca para intercâmbio de um ano na Austrália e grava vídeo sobre o projeto e a experiência

Ele já se encontra na Austrália e estudará na Rose Bay High School.

O estudante Heitor Martins de Oliveira, de 15 anos, aluno do 2º ano do Ensino Médio da Escola Dalva Stela de Queiroz, em Patrocínio, embarcou na sexta-feira 31/01/26 para a Austrália, onde fará um intercâmbio de um ano totalmente custeado pelo programa Passaporte Mineiro do Conhecimento. Ele já se encontra na Austrália e estudará na Rose Bay High School.

>> Já conhece o novo Instagram do Patrocínio Online? Clique aqui e venha acompanhar de perto!

Os pais de Heitor, Fernando de Oliveira e Eny Martins dos Reis Oliveira, acompanharam o filho até o Aeroporto de Belo Horizonte, antes de ele seguir rumo ao destino final.

Já em solo australiano, Heitor gravou um vídeo para os internautas do site Patrocínio Online, compartilhando sua experiência e entusiasmo:

“Oi, pessoal! Eu sou Heitor, tenho 15 anos e estudo na Escola Dalva Stela de Queiroz, em Patrocínio. Estou fazendo um intercâmbio de um ano na Austrália, totalmente gratuito graças ao Passaporte Mineiro do Conhecimento. É uma oportunidade incrível de conhecer outra cultura, aprender uma nova língua e ampliar horizontes”, afirmou.

O intercâmbio é fruto de uma parceria entre a Fundação Helena Antipoff, a AFS Intercultura e o Governo de Minas Gerais, oferecendo aos estudantes da rede estadual a chance de cursar um ano letivo no exterior, com todas as despesas de viagem, hospedagem, alimentação, documentação e seguro custeadas pelo Estado.

Assim como Heitor, Micael Alves Honório, da Escola Estadual Irmãos Guimarães, de Guimarânia, também foi selecionado pelo programa e já se encontra na Argentina. Ambos são estudantes da SRE Patrocínio contemplados na edição 2025 do projeto, que divulgou os 90 primeiros alunos beneficiados no dia 27 de agosto. Ao todo, 150 estudantes serão contemplados nesta segunda edição, com destinos em sete países: Argentina, Austrália, Chile, França, Itália, Suíça e Uruguai.

O programa busca oferecer uma experiência transformadora, valorizando o desempenho acadêmico, a frequência escolar e o perfil dos estudantes, que passam por etapas de formação e entrevistas antes de serem escolhidos.

Para o governador Romeu Zema, o Passaporte Mineiro do Conhecimento representa um marco para a educação pública do estado. “Este projeto pioneiro no Brasil mostra que a educação pública pode mudar destinos e oferecer às nossas crianças e jovens um futuro melhor”, afirmou.

Heitor e outros estudantes de Minas Gerais viverão, em 2026, experiências acadêmicas e culturais únicas, com a oportunidade de aprender com outras culturas e levar esses conhecimentos de volta ao Brasil.