Preservar para perseverar. Nesse sentido, ratificando o compromisso com a sua política de desenvolvimento sustentável, a Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado reuniu diretores e agentes de alguns dos departamentos estratégicos da cooperativa para apresentação e diretrizes das ações ligadas às práticas sustentáveis.
Às vésperas do seu aniversário de 28 anos, que será comemorado no próximo sábado, 04, a Expocaccer anunciou o fortalecimento da sua agenda de ESG (Environmental, Social and Governance), com foco na continuidade das ações de promoção da qualidade ambiental, social e de governança promovidas ao longo da história da cooperativa.
O ESG, sigla inglesa para o conjunto de padrões e boas práticas que tem como objetivo verificar se a operação de uma empresa é socialmente sustentável e corretamente gerenciada surgiu de um pacto global da Organização das Nações Unidas (ONU) como uma forma de promover a integração de fatores sustentáveis nas organizações.
Durante a reunião os colaboradores atualizaram-se sobre as práticas ESG da Expocaccer e reforçaram o seu compromisso na divulgação e aplicação das ações junto aos seus operadores e com todos os seus públicos.
Com o fortalecimento da agenda ESG, a Expocaccer espera promover uma percepção integral e ampla sobre a importância da sustentabilidade, em todos os seus pilares, especialmente nos mercados onde atua.
“O espírito cooperativista se confunde com a própria agricultura, pois a coletividade e a soma de esforços são o que propicia o progresso sustentável. Esse espírito está presente na Expocaccer, numa cooperativa de cafeicultores pioneiros na Região do Cerrado Mineiro. As práticas ESG são uma realidade na cooperativa desde a sua fundação. O que estamos fazendo agora é fundamentando-as com os objetivos de desenvolvimento sustentável para fortalecermos conscientemente as nossas ações.” Destacou o Diretor Superintendente da Expocaccer, Simão Pedro de Lima.
Recentemente a Expocaccer ampliou a sua área de sustentabilidade, associando-a com o setor de planejamento estratégico da cooperativa com a finalidade de fortalecer suas ações sustentáveis de curto, médio e longo prazo. Para isso, a cooperativa considerará o seu mercado de atuação e o perfil dos cooperados, comunidade, parceiros e clientes, afim de estabelecer efetivamente sua conduta para alcance dos resultados esperados.
A preservação do meio ambiente faz parte dos princípios cooperativistas, que têm como fundamento a manutenção dos recursos disponíveis e ativos alinhados às necessidades individuais e coletivas dos seus públicos.
De acordo com o Gerente do Departamento de Estratégia e Desenvolvimento Sustentável da Expocaccer, Paulo César Ferreira, é importante que a atitude sustentável e consciente na cooperativa seja iniciada por meio de profissionais dispostos e preparados para tal.
“A Expocaccer acredita na importância do ESG para o sucesso dos seus negócios e para os negócios dos seus públicos. No nosso caso, o ESG é uma evolução natural das ações sustentáveis que já são realizadas pela cooperativa. Vamos dar seguimento e aumentar a qualidade das ações, mas para isso temos ouvir e conscientizar cada vez mais as pessoas sobre a importância do tema. Iniciamos com a nossa diretoria, funcionários, e depois com os demais públicos. Dessa forma, acreditamos que nossas ações sustentáveis serão pautadas por atitudes ainda mais conscientes duradouras.”
A política de ESG permitirá que a Expocaccer forneça indicadores e métricas quanto a evolução dos critérios para desenvolvimento sustentável do meio ambiente, social e governança praticados pela cooperativa.
Atualmente a cooperativa atua ativamente junto a órgãos como o Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (Inpacto) e o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) que dispõem de Códigos de Conduta e Ética sobre práticas inaceitáveis por parte de seus associados, demonstrando assim o comprometimento dos cafeicultores com as questões socioambientais.
A Expocaccer também possui um Código de Ética e Conduta próprio, que é aplicado aos seus cooperados, clientes e fornecedores. Em consonância com os fundamentos da dignidade da pessoa humana, o documento instrui e exige o cumprimento das boas práticas agrícolas.
No Comitê de Responsabilidade Social e Sustentabilidade do Conselho Nacional do Café (CNC), a Expocaccer vem promovendo diálogos com stakeholders da cadeia produtiva da cafeicultura no intuito de aperfeiçoar os instrumentos de controle para os projetos desenvolvidos na cooperativa.
Membro da Plataforma Consórcio Cerrado da Águas, a Expocaccer vem colaborando junto a outras organizações para o fomento à preservação de nascentes, reflorestamento de áreas, reciclagem de embalagens e produtos utilizados no manejo da lavoura na Região do Cerrado Mineiro. Considerado um marco para o desenvolvimento ambiental da Região do Cerrado Mineiro, o Consórcio Cerrado da Águas visa promover a prevenção e a realização de ações concretas para erradicação dos riscos ocasionados pelas mudanças climáticas no local.
ASCOM – Expocaccer