A administração municipal realizou no final da tarde de sexta-feira a entrega parcial da Escola Municipal Iraídes Ana Constantino, no bairro Morada Nova.
O evento contou com a presença do prefeito, as presenças da família de homenageada; do Presidente da Câmara Vereador Leandro Máximo Caixeta (representante do bairro); da Superintendente Regional de Ensino Letícia Borges Marra Soares
Representando a família prestigiaram o evento as filhas Eloísa Constantino Linhares e Elaine Constantino Caldeira.
Depois do Colégio Professor Olímpio dos Santos, este será o maior educandário municipal de Patrocínio, e dentro de dois anos será o maior, com a implantação do Ensino Fundamental 1 e 2, em uma região densamente povoada.
O nome de Iraídes Ana Constantino, foi aprovado por unanimidade da Câmara de Vereadores.
Localizada na Avenida dos Jacarandás esquina com Avenida das Acácias, com 3.856,21m² de área construída, a Escola Municipal Iraídes Ana Constantino, incluindo sua quadra coberta, uma parceria da Prefeitura com o “Projeto Mãos Dadas”, que se deu pelo Convênio 1261002336/2023.
Quem foi a homenageada
CONSTANTINO
* 24/12/1925
+ 01/06/2020
Filiação: Pedro Marra e Rita Cândida Marra
Natural do Distrito de Folhados, mudou para a cidade de Patrocínio/MG, com seus pais e irmãos Virmondes, Whady, João, Deiró e a irmã Iracy.
Na cidade de Patrocínio, estudou até o quarto ano primário, aprendeu a costurar, seguindo a profissão de sua mãe. Repassando o seu conhecimento na costura, ensinando as amigas e filhas das amigas a costurar.
Casou com Joaquim Constantino Filho, em 1951, com quem teve 05 filhos: Pedro, Ana Maria, Maria Elaine, Eloisa e Irenides. Ficou viúva aos 40 anos.
Participou ao longo de sua vida de vários movimentos religiosos e de caridade na cidade de Patrocínio, foi Vicentina, Cursilista e participava do movimento do Sagrado Coração de Jesus.
Em 1965 começou a trabalhar como Servidora Pública Estadual, exerceu a função de Costureira no Grupo Escolar Honorato Borges, no Projeto de confecção de uniformes para os alunos carentes do Município.
Posteriormente exerceu a função de Cantineira no Grupo Escolar Casimiro de Abreu, onde fez grandes amizades. Cozinhando para os alunos e proporcionando alegria das crianças que recebiam as deliciosas comidas que ela fazia com tanto carinho e dedicação. Muitas vezes a merenda escolar era a única refeição diária do aluno carente.
Em 1976, abdicando de sua vida profissional, mudou com suas filhas para a cidade de Maringá/Pr. Cidade onde já residia seu filho e com o pensamento sempre na união da família. Acolheu sobrinhos e conterrâneos que foram para a cidade de Maringá, estudar e trabalhar.
Em 1984, retornou para a cidade de Patrocínio/MG e por aqui permaneceu até seu falecimento em 2020, aos 94 anos.
Sempre sorridente e uma palavra amiga para com todos: filhos, irmãos, cunhadas e cunhados, primos, nora, genros, afilhados, sobrinhos, netos, bisnetos e amigos.
Sua casa, sempre de portas abertas para com todos e os recebiam com alegria.
A todos que em sua casa chamavam, eram atendidos com carinho e com algum agrado: aquele cafezinho amargo, as quitandas que ela fazia tão bem. Com aquele gostinho de quero mais, com amor, dedicação e com aquela memória afetiva aguçada.
Era a casa da Tia Ide, como era carinhosamente chamada por todos!!!!