11 de Janeiro de 2022 às 13:57

Famílias começam a serem retiradas de bairros inundados em Patos de Minas

Além de caminhões para mudanças barcos também foram usados pelos Bombeiros na remoção de famílias atingidas pelas água.

 

 

PATOS DE MINAS (MG)- Com o nível do Rio Paranaíba acima dos 11 metros e subindo com as chuvas intermitentes, o afluente Córrego do Monjolo, também transbordou e inundou a ponte da na rua Vereador João Pacheco e bairros Jardim Paulistano e Vila Rosa que foi interditada.  Residências e comércios estão alagados nas proximidades; praticamente todas as casas da Rua José Dias Vieira, Jardim Paulistano que margeiam o córrego foram atingidas pelas águas; Na Rua Bahia  água transbordada atingiu a estação da COPASA, mas não há risco para as casas próximas; as seguintes vias foram atingidas pelas águas do Córrego Monjolo e do Rio Paranaíba conforme detalhamento a seguir: Rua Lázaro Alves Neto: água alcançou uma casa onde não há morador. -Na Rua Vitória da Conquista: encosta às margens do rio cedeu atingindo parte da calçada e há risco de desmoronamento. Sem risco até o presente momento aos imóveis

A ponte que foi construída no passado para evitar o alagamento da passagem entre bairros, mas com o volume e chuvas acima do normal para o período, alagou.

Dezenas de famílias já haviam sido realocadas no passado para novo conjunto habitacional.

Na manhã de hoje a Prefeitura de Patos de Minas disponibilizou caminhões e utilitários para as famílias fazerem a mudança de seus móveis e pertences. A operação tem o apoio da Defesa Civil e Bombeiros.

Barcos também foram usados pelos Bombeiros na remoção de famílias atingidas pelas água.

SITUAÇÃO DE PATOS DE MINAS SEGUNDO ALERTA DOS BOMBEIROS

PATOS DE MINAS: - As águas do Córrego Monjolo veem subindo e, ao fim do dia, haviam alcançado 6 residências. A prefeitura prestou auxilia as famílias das residências atingidas, que se realocaram em residências de familiares.

- No dia 09Jan22-Dom, por volta das 22h30 o Córrego Monjolo transbordou sobre a Avenida Fátima Porto no cruzamento com a Av. Piauí. Um veículo ficou preso em meio às águas, mas o condutor conseguiu deixar o veículo em segurança. Transbordo foi temporário e o rio retornou para dentro da calha pouco tempo depois.

-No dia 10Jan22-Seg, o acesso à Avenida Parque, saindo da Avenida Fátima Porto, lado oposto à Avenida Paranaíba, continua interditada, devido ao deslizamento de terra. Sem risco às residências próximas.

- No dia 10Jan22-Seg, ainda persiste a situação das inundações em algumas residências no final da Rua Carmo do Paranaíba. A título de conhecimento 6 imóveis que estavam com risco a segurança dos moradores já foram desocupados (moradores deslocaram para residências de familiares).

- No dia 10Jan22-Seg, os Bairros Jd. Paulistano e Vila Rosa, também persiste a situação de inundações de algumas residências, porém, moradores já saíram dos imóveis. Parque Ecológico com vários locais inundados.

- No dia 10Jan22-Seg, Ponte do Rio Paranaíba/acesso a Suinco, relevante elevação do volume de água, foi constatado que à água está à aproximadamente 2 metros da ponte. Não há risco de transbordo sobre a ponte e sem risco atual de interdição.

- No dia 10Jan22-Seg, Bairro São José Operário, Rio Paranaíba transbordou nas proximidades, mas ainda não há risco de que residências sejam alcançadas.

- No dia 10Jan22-Seg, Bairro Santa Luzia, devido ao aumento do volume de água, persiste o problema onde as inundações se aproximam das residências. A empresa Lactoval já foi atingida bem como alguns imóveis, contudo, sem risco a segurança das pessoas ou as instalações. Permanece o risco do transbordo do Rio Paranaíba para a Avenida Vitória da Conquista.

- No dia 10Jan22-Seg, Bairro Copacabana, elevado nível de água, sem risco de inundação de imóveis.

- No dia 10jan22-Seg, as seguintes vias foram atingidas pelas águas do Córrego Monjolo e do Rio Paranaíba conforme detalhamento a seguir: - Rua Lázaro Alves Neto: água alcançou uma casa onde não há morador. - Rua Vitória da Conquista: encosta às margens do rio cedeu atingindo parte da calçada e há risco de desmoronamento. Sem risco até o presente momento aos imóveis. - Rua Bahia: água transbordada atingiu a estação da COPASA, mas não há risco para as casas próximas.

- No dia 11Jan21-Ter, praticamente todas as casas da Rua José Dias Vieira, Jardim Paulistano que margeiam o córrego foram atingidas pelas águas. Equipes da Defesa Civil e prefeitura foram acionadas para auxílio na retirada dos moradores e de seus pertences.

- No dia 11Jan21-Ter, a ponte de acesso ao Jardim Paulistano, pela Rua Vereador João Pacheco, foi interditada devido o nível da água esta acima da ponte.

- No dia 11Jan21-Ter, as águas do rio atingem a parte final a Rua Ernane Lemos, bairro Jardim Paulistano. Foi solicitado apoio ao CBMG para remoção de moradores em uma residência no final de tal rua

VEJA MAIS FOTOS NA GALERIA ABAIXO


Comentários

Termos de uso:

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Patrocínio Online. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Patrocínio Online poderá remover, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos ou que estejam fora do tema da matéria comentada. É livre a manifestação do pensamento, mas deve ter responsabilidade!