16 de Janeiro de 2025 às 15:26

Homem que veio de Angola morre com suspeita de malária em Patos de Minas

Atendimento inicial foi em Presidente Olegário antes da transferência para Patos de Minas.

Foto: Prefeitura de Caraguatatuba

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou, na terça-feira 14/1/25, a notificação de um óbito suspeito de malária. O caso ocorreu no Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), em Patos de Minas.

A vítima, um homem de 50 anos, havia chegado recentemente de Angola, país africano onde a malária é considerada endêmica. Inicialmente, ele recebeu atendimento médico em Presidente Olegário, onde estava hospedado, antes de ser transferido para a unidade de saúde em Patos de Minas.

As autoridades de saúde estão monitorando a situação de perto. A SES-MG, por meio da Unidade Regional de Saúde de Patos de Minas, está conduzindo uma investigação epidemiológica e implementando ações de controle e prevenção tanto em Presidente Olegário, quanto no hospital que prestou atendimento ao paciente.

Segundo a SES-MG, não há registro de outros casos de malária em Minas Gerais em 2025 até o momento. No entanto, as autoridades continuam acompanhando o caso para evitar novos possíveis desdobramentos.