Nessa técnica, duas ou mais cirurgias são realizadas em conjunto. Portanto, em casos de cirurgias combinadas, o tempo de recuperação é um só, mesmo com diferentes procedimentos, o que otimiza o processo e acelera o retorno às atividades cotidianas.
Estar em boa saúde é condição fundamental no planejamento de cirurgias combinadas. Assim, com os exames pré-operatórios com bons resultados, serão avaliados quais procedimentos podem ser realizados, uma vez que nem todas as cirurgias plásticas permitem combinação entre si.
Os cirurgiões estão autorizados a realizar procedimentos combinados baseados em um ponto fundamental relacionado ao risco cirúrgico: o tempo operatório.
O tempo operatório recomendado para as cirurgias plásticas é de 4 horas ou 5 horas. Isso porque os riscos cirúrgicos estão associados a um tempo cirúrgico elevado, portanto é preciso levar em consideração a duração de cada procedimento.
O perfil de cada paciente pode influenciar no tempo cirúrgico, portanto consulte seu médico cirurgião para realizar sua análise clínica.
Confira a seguir as cirurgias plásticas combinadas mais frequentes:
- Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);
- Lipoaspiração, Abdominoplastia e Mamoplastia (com ou sem implante mamário);
- Lipoaspiração e Abdominoplastia;
- Ritidoplastia (Lifting Facial) e Blefaroplastia (pálpebras).